Notícias

aniversário

UFPB comemora 70 anos de fundação

publicado: 28/07/2025 08h36, última modificação: 28/07/2025 08h36
História será publicada em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em formato físico e digital
plantao-psicologico-na-ufpb-sera-retomado-na-proxima-quarta-15-2025-06-16t190439-095.jpg

A reitora da UFPB, Teresinha Domiciano (centro, ao microfone), durante cerimônias prévias das festividades no Campus I. | Foto: Angelica Gouveia/UFPB

por Carolina Oliveira*

Como parte das ações em celebração dos 70 anos de fundação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Editora Universitária (Editora UFPB) lançará, na próxima terça-feira (29), um edital destinado à seleção de textos autorais para a composição de uma coletânea comemorativa intitulada “70 Anos em primeira pessoa: histórias de vida e universidade”. A obra será publicada em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), nos formatos digital e físico, em dezembro.

O período para submissão de propostas através do site da editora começa no primeiro dia do mês de agosto e se estende até 21 de setembro. O resultado do edital será divulgado em outubro. A publicação vai reunir relatos em primeira pessoa, de natureza ensaística, de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes e egressos que tenham vivenciado experiências significativas na UFPB.

A partir dos ensaios, o livro propõe o resgate de partes da trajetória da instituição e de seu impacto na sociedade paraibana. “Ao reunir diferentes vozes e olhares, essa obra nasce no contexto da gestão das professoras Teresinha Domiciano e Mônica Nóbrega, com o propósito de ampliar os espaços de difusão do conhecimento e de fortalecer a missão da UFPB como universidade pública, gratuita e de excelência”, conta a diretora da Editora UFPB, Geysa Flávia Nascimento.

Trata-se de um registro de memória e pertencimento, que valoriza a universidade pública e sua contribuição para o país. “A coletânea reafirma o compromisso institucional com a ciência, a justiça social e a formação crítica, ao mesmo tempo que estreita os vínculos entre universidade e sociedade, destacando o papel estratégico das instituições públicas na construção de um país mais justo, plural e democrático”, completa a representante da editora.

Conforme descrito no edital, serão selecionados ensaios breves, de qualidade acadêmica, que relatem vivências pessoais, institucionais, pedagógicas, políticas, científicas ou culturais em qualquer um dos campi, centros, unidades acadêmicas, laboratórios ou fundações da universidade. Os textos devem ser originais e inéditos, em autoria individual ou coautoria. A seleção ficará sob responsabilidade da equipe técnica da Editora UFPB e do Conselho.

Editorial

A iniciativa tem como objetivos preservar a memória institucional por meio de relatos escritos da vida acadêmica e valorizar as experiências individuais que compõem a história da universidade. As propostas devem ser apresentadas, exclusivamente, em formato digital, conforme as orientações para publicação disponibilizadas no edital.

Cada autor(a) poderá submeter apenas uma proposta. A submissão deverá ser realizada por meio eletrônico, no sistema de gerenciamento de livros Open Monograph Press (OMP), adotado pela Editora UFPB e disponível no site http://www.editora.ufpb.br. Não serão aceitos textos acadêmicos formais, como artigos, relatórios, resumos expandidos, nem textos ficcionais. A avaliação das propostas levará em conta o estilo, a clareza, a concisão e a contextualização do ensaio.

Programação

Integrando as ações institucionais alusivas aos 70 anos da UFPB, na quarta- -feira (16), a abertura oficial das comemorações, que vão acontecer durante o segundo semestre, foi realizada no Campus II, em Areia. O evento reuniu autoridades, membros da comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil em um dia de homenagens e memórias.

A mesa de abertura da cerimônia coincidiu com uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) e contou com presença da reitora Terezinha Domiciano, do presidente da comissão dos 70 anos no Campus II, Manoel Bandeira, do diretor do CCA, Bruno Dias, da vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Thaís Máximo, do estudante de Agronomia, Lian Cavalcante, e da servidora técnico-administrativa, Andréia Machado.

Na ocasião, a reitora ressaltou que a instituição de ensino, pesquisa e extensão demonstra um compromisso com o território e com a população. “É um orgulho celebrar uma universidade que ousou ser de excelência e de relevância para a Paraíba e para o Brasil. Somos uma universidade nordestina com orgulho. Formamos cidadãos comprometidos com a transformação social da região e do país”, afirmou.

Durante a manhã, foi feita uma homenagem a professores e servidores técnico-administrativos do Campus II, que receberam um certificado comemorativo pelos serviços prestados. O professor do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do CCA, Daniel Duarte, ministrou uma palestra sobre a fundação da universidade e a importância histórica do Campus de Areia.

A comunidade acadêmica participou, também, do descerramento de uma placa comemorativa aos 70 anos da UFPB. O gesto foi seguido pelo plantio simbólico de uma muda de árvore. O evento foi encerrado com um coquetel comemorativo e a programação dos 70 anos da UFPB terá continuidade ao longo do segundo semestre, com atividades nos quatro campi da universidade.

Para agosto está prevista uma solenidade de homenagem a professores e técnicos  administrativos. Em setembro, acontecerão celebrações no Campus III, em Bananeiras, e no IV, nas cidades de Rio Tinto e Mamanguape. Em outubro, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral serão convidadas a participar da Corrida dos 70 anos e, no mesmo mês, será realizada a Feira do Livro da UFPB.

A programação para novembro conta com eventos que valorizam a arte, a música e o conhecimento, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB e convidados, destinada a toda a comunidade acadêmica. Além disso, acontecerá a Feira de Arte, Cultura, Ciência e Extensão, que estará aberta ao público externo, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a sociedade.

Também estão previstas sessões solenes nas câmaras de vereadores das cidades onde estão localizados os campi da UFPB. Concluindo as comemorações, no mês de dezembro vai acontecer o evento de encerramento, no auditório da Reitoria, onde será realizado um momento com apresentações culturais, homenagens e outras atividades em celebração às sete décadas de história da UFPB.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de julho de 2025.