A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) figura na 100a colocação em um ranking contendo 492 universidades da América Latina e do Caribe. A informação está no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026, divulgado no início deste mês.
Na atual edição do ranking, a instituição apresentou avanço no desempenho relativo, apesar de ter caído uma posição em relação ao ano anterior. Com isso, a UFPB conquistou avaliação superior a 79,9% das universidades avaliadas na região continental. No levantamento passado, esse índice havia sido de 77,6%.
Ao longo dos últimos 10 anos, a universidade tem melhorado de modo geral seu desempenho, tendo avançado 13 posições no ranking desde 2016.
Apesar de alguns desafios ainda enfrentados, como nos critérios de reputação junto a empregadores, no qual obteve 17,9 pontos, e quantidade de professores por estudantes, tendo ficado com 21 pontos, a UFPB sobressaiu-se em critérios como proporção de docentes com doutorado, obtendo 94,3 pontos, e inserção em redes internacionais de pesquisa, atingindo 94,2 pontos. Segundo os dados do relatório, que avaliou as universidades em uma escala de 0 a 100, a UFPB também se destacou em impacto digital (que mede a eficácia com que as instituições estão fazendo uso de novas tecnologias), com 77,3 pontos, e produtividade científica por docente, com 71,2.
Segundo a reitora Terezinha Domiciano, “a melhoria dos índices da UFPB nos rankings internacionais é uma das prioridades da atual gestão e um processo de trabalho contínuo. Isso está expresso no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] 2024–2028 e se materializa em estratégias como, entre outras, a consolidação de parcerias estratégicas, o engajamento em temas de alcance global e o fortalecimento da identidade e das competências institucionais”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de Outubro de 2025.