O projeto de extensão Sustentabilidade como Solução para o Lixo do Mar (SS-Oceanos), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disponibilizou um material educativo gratuito voltado para crianças do Ensino Fundamental I.
A iniciativa tem como objetivo fornecer informações de forma lúdica para que as crianças aprendam sobre a vida marinha, poluição e como cuidar do planeta.
O recurso desenvolvido trata-se de um conteúdo de educação ambiental, composto por oito aulas de 30 a 45 minutos, elaboradas para crianças do Ensino Fundamental I.
O objetivo é promover a educação oceânica e ambiental de forma lúdica, sensibilizando as crianças sobre os impactos do plástico nos mares e incentivando práticas sustentáveis.
Desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o material busca sensibilizar estudantes, professores e educadores sobre a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos.
O recurso inclui atividades interativas, ilustrações, vídeos e sugestões que facilitam o aprendizado e estimulam a participação das crianças.
O material disponibilizado para escolas e educadores aborda os seguintes temas: “o fantástico mundo dos oceanos e sua importância para o planeta”, “os impactos da poluição marinha nos ecossistemas e na vida humana e nas fontes do lixo plástico nos mares, como reduzir seu consumo” e “as ações sustentáveis que as crianças podem adotar dia a dia”.
O projeto ainda traz sugestões interativas, ilustrações e vídeos cujo conteúdo foi pensado para facilitar o aprendizado e engajar os pequenos numa experiência dinâmica e participativa, além de inserir a cultura oceânica como parte dos conteúdos de educação ambiental.
Além do trabalho com escolas, o projeto SS-Oceanos também atua junto aos catadores de materiais recicláveis, quiosques de praia, pescadores e agências de turismo, buscando engajar esses públicos no combate à poluição por plástico no oceano. Mais informações sobre o projeto e o material educativo podem ser acessadas pelo Instagram @_ss-oceanos ou pelo e-mail ss-oceanos@ct.ufpb.br.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de julho de 2025.