Fecomércio comemora aumento emprpr relação a 2020 e já projeta bons negócios na “temporada de promoções"

Vendas na Paraíba crescem 9% nas festas de fim de ano

publicado: 06/01/2022 08h58, última modificação: 06/01/2022 09h05
20210505-movimento_comercio_dias_maes-marcus_antonius (4).JPG

No fim do ano, a movimentação nas lojas aumentou e as vendas registraram crescimento em relação ao ano anterior

por Carol Cassoli*

As vendas de Natal e Ano-Novo surpreenderam as entidades comerciais na Paraíba. De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, o movimento foi positivo não apenas na capital, mas em todo o estado e, com isso, houve crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Este foi um crescimento robusto que surpreendeu toda a Paraíba porque nós vimos o poder de compra da sociedade paraibana”, afirma Medeiros.

Com relação às expectativas para janeiro, a Fecomércio-PB enxerga com otimismo frente à movimentação positiva no fim do ano passado. Após o encerramento do ano, a Paraíba entra em um período conhecido como “temporada de promoções”, quando os preços dos produtos voltam a baixar após a alta que, naturalmente, acontece no mês de dezembro, impulsionada pelas vendas de Natal e Ano-Novo.

Para o presidente da Federação, isso demonstra que uma ponte tem se construído entre o comércio e o consumidor e, neste contexto, o principal fator que contribuiu para isto foi a confiança.

De acordo com Medeiros, o índice de confiança do consumidor paraibano cresceu durante 2021 e fechou o último trimestre em equilíbrio. Neste contexto, além da confiança do consumidor, a confiança do empresariado do setor de comércio, de serviços e do turismo também se elevou e, segundo o presidente da Fecomércio-PB, isso é muito bom para o desenvolvimento do Estado. “Houve um crescimento bastante elevado da confiança de todo empresariado. Isso demonstra a musculatura da economia do estado”.

A Câmara de Dirigentes Lojistas também comemora as boas vendas no fim do ano, especialmente, em Campina Grande, onde foi registrado aumento de 5% em comparação ao mesmo período de 2020. Segundo a CDL-CG, este aumento no comércio superou as expectativas da entidade, que eram de 4%.

No aguardo de resultados semelhantes aos obtidos no primeiro trimestre de 2021, a CDL-CG projeta que a movimentação dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano seja boa.

Já para a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), a temporada natalina não foi tão positiva assim. Segundo o vice-presidente da instituição, Sérgio Miranda, as vendas não aconteceram em acordo com a expectativa do empresariado pessoense, especialmente porque o paralelo foi traçado com base no ano de 2019, já que, em 2020, muitas empresas estavam fechadas em decorrência da pandemia de Covid-19. “Considerando 2019, a maioria do comércio teve dificuldade de acompanhar o faturamento registrado nesse ano”, constata Miranda.

Ele observa, ainda, que é necessário resguardar a inflação, segundo ele, “galopante” do país. “Levamos em consideração o faturamento de 2019 e sua devida correção pela inflação. Infelizmente, em 2021, com pandemia, houve uma disparada no preço dos produtos”, afirma. Desta forma, apenas os setores de vestuário e calçados se destacaram no último mês, movidos pela alta procura da população por roupas novas para as festas de fim de ano.

O vice-presidente da instituição destaca que a CDL-JP está atenta às novas variantes da Covid-19, como a atual Ômicron, e também às outras infecções virais como a Influenza. “O comércio está assustado e ninguém tem boas perspectivas para esse semestre. Mas no decorrer dos meses faremos novas avaliações para poder ter certeza sobre esta previsão”, garante o vice-presidente Sérgio Miranda.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 06 de janeiro de 2022