Vilarejo na Suíça paga R$ 82 mil para quem quiser se mudar para lá

Vista do vilarejo de Albinen, na Suíça - Foto: Albinen.ch

tags: albinen , suíça , família

Ciberia/EFE

Albinen é um povoado de apenas 248 habitantes no cantão suíço do Valais e, recentemente, os moradores aprovaram uma iniciativa peculiar para aumentar a população: pagar, sob rígidas condições, 25 mil francos (R$ 82.665,00) para cada pessoa que se mudar para lá com o compromisso de morar por pelo menos dez anos. Na última quinta-feira (30), os moradores aprovaram por 71 votos a favor, 29 contra e uma abstenção a medida, que atraiu nos últimos dias a atenção nacional e internacional.

O prefeito de Albinen, Beat Jost, afirmou estar “muito feliz” com o resultado da votação, que é consequência de uma iniciativa pensada por alguns jovens da cidade, que propuseram a ideia em agosto e tiveram a adesão de 94 cidadãos, superando em quase cinco vezes o apoio necessário para submeter a medida às urnas.

“A ideia é lutar pela nossa existência e pelo futuro de Albinen”, afirma o texto da iniciativa aprovada e que menciona como exemplo do crescente despovoamento o fechamento da escola da cidade por falta de crianças, que agora têm que ir a Leuk, a cerca de 10 quilômetros de distância, para estudar. Assim como outros vilarejos nas montanhas suíças, Albinen foi perdendo os moradores nos últimos anos, já que muitos jovens se mudaram para grandes cidades, e os mais velhos ficaram sozinhos. Conforme dados da prefeitura, em 1941 Albinen tinha 376 habitantes.

O número foi diminuindo continuamente até 2015, quando chegou a 253 moradores. Nos últimos anos, a cidade perdeu três famílias, e atualmente só tem cinco crianças, segundo a agência de notícias suíça ATS. Para remediar a situação, a população decidiu agir e pagar 25 mil francos para cada um que se mudar para Albinen. Se for um casal, o valor dobra, para 50 mil (R$ 165.330,00). Por criança, as novas famílias receberão 10 mil francos extras (R$ 33 mil).

Mas não é tão fácil quanto parece conseguir estes valores. A cidade impôs condições rígidas para quem quiser se beneficiar. Para ser um dos novos moradores de Albinen é preciso ter até 45 anos, comprar ou construir um imóvel no local e fazer um investimento mínimo de 200 mil francos (R$ 661.320,00). Além disso, é preciso se comprometer a viver lá por pelo menos dez anos. Para ir embora antes desse período, é preciso devolver o dinheiro recebido.

A prefeitura criará um conta para depositar anualmente 100 mil francos (R$ 330.660,00), até chegar aos 500 mil (R$ 1.653.300,00). Isso quer dizer que não haverá dinheiro ilimitado para atrair novos moradores. Antes de receber o montante, os novos residentes têm que provar ter um plano de financiamento detalhado, um orçamento para a construção da casa ou a cópia do contrato de compra de uma, assim como a solicitação correspondente para as obras.

Para fomentar a economia local, os interessados precisam conceder 70% dos contratos de obra a empresas do cantão do Valais, e os estrangeiros necessitam de permissão de residência. Albinen não é o primeiro povoado do país a adotar este tipo de medida para minimizar a falta de população. O prefeito de Bourg-Saint-Pierre, também em Valais, disse há poucos meses que daria um crédito de 10% a novos residentes que construíssem ou renovassem uma propriedade, até 30 mil francos (quase R$ 100 mil), segundo o portal Swissinfo.

Já em Inden, os habitantes desfrutam de descontos nas lojas da cidade, e em Trient, assim como em Valais, os moradores têm energia e transporte de graça, auxílio para plano de saúde e uma ajuda de custo para as obras de construção ou restauração. Mont-Noble, por sua vez, decidiu diminuir o preço do terreno edificável. Com isso, a população passou de 867 habitantes em 2011 para 1.064 este ano, de acordo com o Swissinfo.

Albinen admite que, com a iniciativa, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018, poderá atrair, no melhor dos casos, dez jovens famílias em um prazo de cinco anos. Mesmo assim, considera que isso “já poderia ser considerado um sucesso”, conforme comunicado da prefeitura.