Notícias

‘Jogos Escolares do Lar do Garoto’ são abertos

publicado: 17/11/2017 21h23, última modificação: 17/11/2017 21h23
17-11-2017-fundac.jpg

Os ‘Jogos Escolares do Lar do garoto’ é o primeiro da história da socioeducação do estado da Paraíba - Foto: Secom-PB

tags: jogos escolares , fundac , lar do garoto , esporte , socioeducandos


‘Na Socioeducação o Campeão é Você’ foi o tema escolhido pela Escola Cidadã Integral do Lar do Garoto para o ‘I Jogos Escolares’ da história da socioeducação do estado da Paraíba. As atividades, nas modalidades vôlei de areia, futebol, futsal e xadrez começaram nesta sexta-feira (17) e se prolongam até segunda-feira (20), na unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), em Lagoa Seca, e contarão com a participação de todos os adolescentes que cumprem medidas no Lar do Garoto.

A abertura do ‘I Jogos Escolares do Lar Garoto’ aconteceu na quinta-feira (16) e foi um momento marcado pela alegria e emoção para todos os presentes à solenidade. Na ocasião, os socioeducandos desfilaram com banner da escola, bandeiras do Brasil e da Paraíba e equipamentos esportivos, e no decorrer da abertura prestaram homenagens à direção do Lar do Garoto, aos professores da Escola Cidadã Integral e aos demais técnicos e funcionários que fazem a socioeducação na unidade.

Segundo Luzivone Lopes, coordenadora pedagógica do Lar do Garoto, a prática esportiva, como instrumento educacional, visa o desenvolvimento humano e capacita o socioeducandos, além de desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social. “O principal objetivo dos ‘Jogos Escolares’ é motivar os socioeducandos à prática da educação física; estimular o estudo dos conteúdos como instrumento de inclusão social; contribuir na formação integral do estudante como ser social e participante e despertar a criatividade e a valorização do espírito esportivo”, disse Luzivone na abertura da solenidade.

O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, iniciou sua fala cumprimentando a mesa, direção, técnicos, agentes, socioeducandos e professores da Escola Cidadã Integral do Lar do Garoto e parabenizou a todos os envolvidos nos ‘I Jogos Escolares’. “A importância desse tipo de atividade para quem vive a socioeducação no estado da Paraíba, além da integração, é a demonstração de que é possível fazer diferente. O nosso maior objetivo é que vocês possam realizar, cada vez mais, atividades dentro da unidade e fiquem o mínimo de tempo possível dentro dos quartos”, disse Noaldo.

Luiz Antônio Sousa, diretor do Lar do Garoto, costuma dizer que se emociona em todo discurso que faz dentro da unidade. Durante a solenidade, ele desabafou que estava literalmente vivenciando isso. “Eu carrego sempre comigo duas palavras: gratidão e felicidade. Gratidão por ver esses jovens comprando essa ideia de socioeducação e felicidade por vê-los se confraternizando com professores, agentes e autoridades aqui presentes. Hoje é um dia extremamente feliz para mim, um dia de vitórias, um dia de gratidão. Aproveitem essa oportunidade, se empenhem e estudem”, disse o diretor, agradecendo ainda ao empenho e dedicação de Luzivone Lopes e dos professores do Lar do Garoto.

Durante a abertura dos Jogos Escolares, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, Algacyr Negromonte, falou um pouco da satisfação e alegria, enquanto profissional de Direito, de testemunhar uma verdadeira revolução na política socioeducativa da Paraíba. “É emocionante presenciar uma solenidade desta e ver a esperança brotar nos olhos dos adolescentes e a perspectiva de dias melhores, graças ao trabalho abnegado dos professores, de doutor Noaldo e de todos que integram essa equipe do Lar do Garoto. Que essa passagem pela socioeducação seja a grande oportunidade de suas vidas no sentido de que vocês saiam daqui melhores do que entraram com cursos profissionalizantes e de volta à escola. E que vocês possam tomar como exemplo os colegas que já saíram daqui e estão trabalhando ou em faculdades”, disse o juiz.

Certificação

Ainda durante a solenidade de abertura dos ‘Jogos Escolares’, os socioeducandos que concluíram o curso de instalador hidrossanitário, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PB), por meio da parceria entre a Fundac e o Ministério Público do Trabalho em Campina Grande, receberam a certificação das mãos do procurador do Lar do Garoto, Alysson Filgueiras, responsável pela conquista da parceria com o órgão.