Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares na Grande João Pessoa

publicado: 12/05/2016 08h03, última modificação: 12/05/2016 08h03
Delmer Rodrigues (11).jpg

O evento aconteceu contou com o desfile das mais de 140 escolas participantes - Foto: Delmer Rodrigues/Secom-PB

tags: jogos escolares

Uma grande festa no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba marcou a abertura oficial dos Jogos Escolares e Paraescolares etapa regional da Grande João Pessoa. O evento aconteceu na tarde desta quarta feira (11) e contou com o desfile das mais de 140 escolas participantes, além das associações paraibanas que trabalham diretamente com o para-desporto.

Na abertura, houve a apresentação do grupo de dança da Funad, comandado pela professora Daniele Caldas, e ainda uma apresentação da banda musical regida pelo maestro Júlio Cesar Ruffo, além de uma simulação de competição da equipe de ginástica rítmica da Vila Olímpica, treinada pela professora Lenise Souza. O acendimento da tocha foi feito por Fábio Conceição, atual campeão brasileiro escolar de luta olímpica e o juramento do atleta ficou a cargo de Mateus Alvez, que é destaque no atletismo.

A secretária executiva de Administração, Suprimentos e Logística da Secretaria de Estado da Educaçao (SEE), Luciane Alves Coutinho, destacou o momento importante que é reunir o bem-estar social por meio do esporte. “O esporte consegue levar o bem-estar social aos alunos, o que é de extrema importância para cada um. Fazer parte de uma grande festa como essa mostra o quanto é importante o investimento”, disse.

Já o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, ressaltou que a Vila Olímpica foi devolvida ao desporto escolar. “Com a reforma da Vila Olímpica Parahyba, o complexo foi devolvido para uso do desporto escolar, pois por muitos anos a abertura dos Jogos e as competições tinham de ser realizadas em outros locais. É o Governo do Estado cumprindo o seu papel e investindo no esporte”, frisou Zé Marco.

Os Jogos Escolares da 1ª região abrangem João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Cruz do Espírito Santo e AlhandraEstiveram presentes na abertura a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes; o diretor executivo de Desenvolvimento Estudantil, Túlio Serrano; o gerente operacional do Desporto Escolar da SEE, José Geraldo; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Adenílson Maia Correia; o presidente da Federação Paraibana de Futsal, Bosco Crispim, e o comodoro do Iate Clube da Paraíba, Bernardo Cantinho, entre outras autoridades.

Os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª região abrangem 141 escolas, entre elas, estaduais, municipais, federais e privadas das cidades de: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Cruz do Espírito Santo e Alhandra. As disputas têm início nesta quinta-feira (12) e terminam no dia 30 deste mês de maio.

Homenagem

Durante a solenidade, o Governo do Estado homenageou o professor de educação física Braulio Pinto com a comenda de mérito esportivo Tarcísio de Miranda Burity pelos serviços prestados ao esporte da Paraíba. Ele foi o diretor fundador do curso de educação física do Instituto de Educação da Paraíba (IPE), atualmente conhecido como Centro Universitário de Educação.

Guarabira ­

Nesta sexta feira (13) será a vez da 2ª região, que tem como sede o município de Guarabira, realizar a abertura dos jogos, que integram escolas de 11 municípios do Brejo da Paraíba. As competições acontecerão no ginásio da Escola José Soares de Carvalho, no centro da cidade e terão a duração de dez dias.