Alemanha é eliminada após derrota para Coréia do Sul

publicado: 28/06/2018 00h05, última modificação: 28/06/2018 07h55
ALEMANHA TRISTE.jpg

O técnico da Alemanha, Joachim Löw, conforta os jogadores, após a derrota por 2 a 0 para a Coréia do Sul - Foto: Julio Muñoz

tags: alemanha , derrota , coréia do sul

EFE

Após a Itália em 2010 e a Espanha em 2014, a Alemanha tornou-se a terceira seleção seguida a chegar a uma Copa do Mundo na condição de atual campeã e ser eliminada logo na fase de grupos, ao perder nesta quarta-feira (27) para a Coreia do Sul por 2 a 0 na Kazan Arena.

A ‘Mannschaft’ dependia apenas das próprias forças para avançar, já que na outra partida, em Ecaterimburgo, a Suécia derrotou o México por 3 a 0. Entretanto, alemães e sul-coreanos morreram abraçados, com três pontos cada, enquanto os outros dois concorrentes somaram seis.

O placar ficou em branco até os 47 minutos do segundo tempo, quando Kim Young-Gwon abriu o placar para a equipe asiática. Três minutos depois, Son Heung-Min marcou o segundo e “fechou o caixão”.

Com os resultados de hoje, a Alemanha, que jamais havia sido eliminada em uma primeira fase de grupos, ainda terminou a campanha na lanterna da chave por levar a pior no saldo de gols. Os suecos ficaram com a liderança por superar os mexicanos no mesmo critério de desempate.

O jogo começou com um susto para a atual campeã. Logo aos dois minutos de bola rolando, Lee Jae-sung escapou pela direita e levantou procurando Son, que estava pronto para chutar, mas Hummels se antecipou e fez o corte.

A Alemanha levou algum perigo pela primeira vez aos 13, com Goretzka. O meia cruzou para Werner, e a defesa cortou.

Quem mais criava era a Coreia do Sul, que incomodou de novo aos 24. Lee cruzou mais uma da direita, a defesa afastou apenas parcialmente, e Son ficou com a sobra, mas encobriu a meta.

Aos 38, Werner tabelou com Özil e teve o chute travado por Kim. Logo em seguida, aos 39, houve bate-rebate na esquerda da área após o escanteio, Hummels limpou um, mas foi desarmado enquanto armava a batida. Aos 42, Werner acertou a trave, mas a jogada já havia sido paralisada por falta de Hector em Jo.

Logo nos primeiros instantes do segundo tempo, Jo operou um milagre para manter o placar em branco. Kimmich tocou por elevação, Goretzka cabeceou com força e o arqueiro sul-coreano espalmou.

O jogo era lá e cá e ficava cada vez mais nervoso. As chances mais claras eram da equipe asiática. Os alemães insistiam, mas batiam na “parede” montada na defesa da Coreia do Sul.
O sufoco alemão era cada vez mais intenso., e a tetracampeã assustou em dois chutes de fora, com Reus, aos 37, e Kroos, aos 38, mas ambos foram para fora.

Vieram então os acréscimos e aos 47, depois do escanteio pela esquerda, houve confusão na área, e Kim marcou. O árbitro deu a entender que viu impedimento, mas reviu a jogada no monitor e o validou por perceber que o passe foi feito por Kroos.

No desespero para reverter a situação, Neuer abandonou a meta. Son foi lançado e, partindo do campo de defesa, aumentou a vantagem com a meta vazia, aos 50.