A partir de amanhã, a capital paraibana sedia o Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2025, que reúne as melhores duplas internacionais da modalidade. Em João Pessoa, a competição vai até o próximo domingo (21), integrando a programação do Paraíba World Beach Games, que está sendo disputada numa arena montada no Busto de Tamandaré.
Neste ano, as etapas do Elite 16 contam com 24 duplas participantes, sendo 16 classificadas via ranking e outras oito classificadas por meio do qualifying. Em caso de desistência, a vaga é repassada para a melhor ranqueada fora da competição.
Conforme o formato da competição, as 24 parcerias são divididas em seis grupos de quatro. As primeiras de cada chave avançam direto à Fase de 12, já as segundas e terceiras colocadas disputam uma rodada adicional visando à definição de quem segue no torneio (Fase de 18). Os times que ficarem na última colocação na fase de grupos serão eliminados.
Na Fase de 18, os segundos e terceiros de cada grupo duelam para definir os outros seis classificados à Fase de 12, juntando-se aos primeiros colocados de cada chave, que garantiram a vaga diretamente.
Já na Fase de 12, os primeiros enfrentam os vencedores dos jogos entre os segundos e terceiros, definindo seis classificados às quartas de final. Juntam-se a eles os dois melhores perdedores da Fase de 12, formando os oito times. A partir disso, define-se o chaveamento até a decisão.
De acordo com a programação divulgada no site da Volleyball World, no primeiro dia de disputas, os jogos iniciam às 15h e vão até as 20h. A dupla formada pelo paraibano George Wanderley e pelo sul-mato-grossense Saymon Barbosa entra em quadra no último horário da noite.
Resultados
A 7ª etapa do Circuito Brasileiro foi encerrada no último domingo (14), na capital paraibana. As campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia conquistaram o ouro ao vencerem Thâmela/Vic, por 2 sets a 1 (21/14, 24/26 e 15/12). Hegê/Vitória ficaram com a medalha de bronze após vencerem Kyce/Verena por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16).
No naipe masculino, Evandro e Arthur Lanci subiram ao lugar mais alto do pódio ao derrotarem Heitor Frank/Vinícius por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14). Já a medalha de bronze ficou com a dupla da casa, Jô e Denilson, que venceram Manaus/Vilsomar por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de setembro de 2025.