Notícias

handebol de praia

Apcef consegue o título na Copa Brasil apenas no masculino

publicado: 26/08/2025 08h47, última modificação: 26/08/2025 08h47

por Camilla Barbosa*

A terceira edição da Copa Brasil de Handebol de Praia, competição organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), foi finalizada no último domingo (24). Durante os quatro dias de programação, a Praia de Cabo Branco reuniu cerca de 500 atletas de nove estados brasileiros, que disputaram os títulos das categorias Juvenil e Adulto.

O Juvenil teve o Campinas 360º como campeão dos dois naipes. Já no Adulto feminino, o Rio Handbeach levou a melhor e a Apcef/CT Rossana Marques ficou com o vice. A equipe local subiu ao lugar mais alto do pódio no Adulto masculino, após derrotar o potiguar Shiro Sport Clube Nacional.

Rossana Marques enalteceu o desempenho da sua e das demais equipes paraibanas na competição. “A gente precisava desse resultado para classificar direto para a final [do Circuito Brasileiro] e não termos que ir jogar, no mês que vem, no Rio. Nós temos uma equipe muito forte. Na verdade, os times da Paraíba têm muitos atletas da Seleção Brasileira: é o goleiro, o especialista, pivô. Então são jogadores muito importantes, que fazem uma diferença grande na equipe”, destacou.

“Nós esperávamos por esse resultado, mas eu sabia que não ia ser fácil no masculino, porque também tínhamos muitas equipes tentando o mesmo resultado: ser campeão para não viajar para a etapa do Rio. Quem não ganhou tem que ir para o Rio para tentar pontoar, para tentar classificar ainda, e, sendo campeões daqui, nós já tínhamos a garantia. Então o objetivo foi alcançado, o que a gente desejava”, complementou a treinadora.

O vice do Adulto feminino não foi por falta de esforço. Para Rossana, isso demonstra, na verdade, quão alto tecnicamente foi o nível do certame. “No feminino, eu acho que estava ainda mais acirrado do que o masculino. Foram 11 equipes participando, e acho que umas sete ou oito equipes tinham condições de serem campeãs da Copa do Brasil, para você ter ideia de como estava o nível. A gente fez excelentes jogos também, perdeu um, a final, que foi superdifícil também, mas jogamos muito bem, não tenho o que reclamar das minhas atletas”, comentou.

“Estou feliz por ter começado dessa forma. Os dois estão classificados para a fase final do Brasileiro já. Agora é treinar mais e se preparar para tentar ver se consegue o título na final do Circuito. É uma competição ainda mais forte do que essa, eu acho. Os melhores classificados do Brasil”, ressalta Rossana.

A final do Circuito Brasileiro será disputada em João Pessoa, a partir do dia 31 de outubro. Vale destacar que a capital paraibana também receberá uma etapa do Circuito Mundial de Handebol de Praia, de 7 a 9 de novembro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de agosto de 2025.