A Copinha Brasil e o Campeonato Brasileiro Infantil, que serão realizados de 19 a 23 de novembro, em Brasília, estão sendo aguardados sob rotina intensa de treinamentos por parte dos atletas de saltos ornamentais da Vila Olímpica Parahyba. O grupo, composto por 13 paraibanos (12 meninas e um menino), está na reta final de preparação para os eventos.
O treinador Edmundo Vergara explica que esses são os principais eventos do calendário anual da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO), para os quais ele tem treinado o grupo desde o início do ano.
“A gente iniciou todos os treinamentos para as competições do ano inteiro em janeiro. Durante o ano, nós tivemos duas competições: o Campeonato Brasileiro e a Copinha Brasil de Inverno, e agora teremos as mesmas novamente, sendo de verão, as mais importantes. Estamos indo com 13 atletas, na faixa de 7 a 13 anos. Desses 13 atletas, três são do Campeonato Brasileiro C e D, que são categorias que vão até 13 anos; e as outras dez crianças são da Copinha, que vai também até 13 anos, só que numa categoria mais iniciante”, explica ele.
“A gente está no momento de finalizar os treinamentos, haja vista que nós vamos viajar daqui a dois dias. Então, estamos em um período de polimento dos atletas, melhorando um pouco a qualidade técnica deles, mas se a competição, por exemplo, fosse hoje, eles já estariam preparados; ou seja, nós estamos num ritmo muito bom, bastante preparados”, acrescenta o técnico.
Na edição de inverno da Copinha Brasil, realizada em maio, o time paraibano conquistou 38 medalhas, sendo 21 de ouro, nas 24 provas disputadas. A expectativa de Vergara é que o desempenho na edição de verão seja ainda melhor.
“Hoje, nós somos a terceira equipe no Brasil. Ficamos em terceiro lugar no pódio geral no começo do ano, na competição de inverno, e esperamos repetir ou até superar essa marca agora. Até porque, como eu já falei, nós estamos, tecnicamente, bem melhores do que no começo do ano”, afirma ele.
Desempenho anual
Os eventos serão responsáveis por finalizarem a temporada 2025 da modalidade. Vergara analisa positivamente o desempenho anual do grupo até aqui, sobretudo a conquista de um pódio internacional por meio da atleta Maria Emília Gomes Vaz, de 11 anos.
“Em 2025 nós tivemos o Campeonato Pan-Americano Infantil na Colômbia e ainda o Sul-Americano, em setembro, no Rio de Janeiro, onde eu estive com uma atleta e como técnico da seleção. A Emília se tornou campeã Sul-Americana e isso é um motivo de muito orgulho pra gente, porque é uma colocação que nos deixa bastante esperançosos em relação ao nosso trabalho e ao futuro desses atletas”, afirma o treinador.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de novembro de 2025.