Atletas dos EUA e Alemanha já treinam na Vila Olímpica Parahyba

publicado: 11/02/2016 16h11, última modificação: 11/02/2016 16h11
Seleção dos Estados unidos.jpg

Atletas americanas em ação nas piscinas da Vila Olímpica, na capital - Foto: Marcos Russo

tags: eua , alemanha , saltos ornamentais , vila olímpica parahyba

Wellington Sérgio

A Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, recebe até o próximo dia 15 as Seleções Olímpicas dos Estados Unidos e da Alemanha de Saltos Ornamentais (masculino e feminino), que vão participar dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no período de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Desde ontem, as delegações desembarcaram em João Pessoa e não perderam tempo no planejamento de treinamentos que realizarão no parque aquático da Vila. Antes das Olimpíadas, as duas fortes concorrentes às medalhas de ouro disputarão a Copa do Mundo da modalidade, que acontecerá de 19 a 24 deste mês, na Cidade Maravilhosa.

Durante o período que estiverem em solo paraibano, os atletas americanos e alemães estarão se revezando nos três expedientes, para treinarem e iniciarem adaptações com relação ao clima, parecido com o do Rio de Janeiro. Após o treino dos alemães - que vêm pela primeira vez a João Pessoa - que ocorreu ontem pela manhã, os americanos aproveitaram a tarde para realizarem um aquecimento e depois caíram na piscina. Um reconhecimento do local para os 12 americanos (6 mulheres e 6 homens) - que voltam pela segunda vez à Paraíba - que estarão pulando e fazendo acrobacias nos transpolins.

Um grupo forte, que tem como destaques David Boudin, bicampeão olímpico, nos 10 metros, e Kristian Ipsen, medalha de bronze nos 3m. Para o chefe da delegação americana, Steven Folly, o período que ficará na capital paraibana será de grande importância para que o grupo possa sentir o clima e realize um trabalho intensivo de treinos para o desafio internacional no segundo semestre do ano. “Sentimos o calor forte ao chegar na capital, mas temos que lidar com a temperatura que será nas Olimpíadas. O parque aquático tem uma estrutura fantástica para qualquer seleção mundial que deseja treinar”, disse.

Ele frisou que os maiores concorrentes ao pódio nas Olimpíadas são as seleções da China e Rússia, não desmerecendo os brasileiros, que vão competir em casa e com apoio da torcida. “Será um desafio que vai exigir qualidade, determinação e aplicação das seleções participantes. Iremos treinar forte para buscar as medalhas de ouro”, comentou Steven.