Desde a última terça-feira (28), o Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, sedia o Troféu José Finkel de Natação, uma das principais competições do calendário nacional da modalidade. Entre os grandes nomes que disputam o torneio, estão as paraibanas Isabela Garcia e Helena Scott, da Vila Parahyba, e Giovana Campos, do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba (COPM-PB).
A presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), Luciana Rabay, que está acompanhando presencialmente o evento, destacou estar impressionada com a estrutura e a organização do campeonato, que está “em nível de Olimpíadas”.
“Só das três meninas estarem no Finkel, já é uma grande vitória. É um campeonato muito forte em que o objetivo delas é melhorar o tempo e pegar final A ou B, porque, assim, elas estarão entre as 16 melhores de todo o Brasil, de todas as categorias”, inicia.
“O objetivo é obter muito aprendizado. E a missão da gente, como confederação, é que, no próximo ano, estejamos aqui com uma equipe bem maior, tanto de meninos quanto meninas; queremos conseguir trazer um número representativo de atletas da Paraíba”, acrescentou a dirigente.
Na edição 2024 da mesma competição, Giovana fez história como a primeira mulher paraibana a chegar à final A (o único representante do estado a conseguir esse feito, até então, havia sido Kaio Márcio), nos 200 m borboleta absoluto. Na época, aos 16 anos, a nadadora do COPM-PB finalizou a prova na oitava posição, com o tempo de 2min17s55, e ainda estabeleceu outros novos recordes pessoais nas outras cinco provas que disputou. Hoje, ela tentará repetir o feito.
Competições na Paraíba
Encaminhando-se para a finalização de seu calendário anual de atividades, a Feap promoverá mais duas competições neste fim de semana: o encerramento do Campeonato Paraibano de Nado Artístico e o Feapinho João Pessoa, ambos na Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados.
A terceira e última etapa do Paraibano de Nado Artístico será realizada amanhã, a partir das 14h, com provas de figura e rotina. O evento, coordenado pela professora Talita Leal, destaca o desenvolvimento e a criatividade das jovens atletas locais da modalidade.
Já no sábado (1º), a Vila receberá a segunda etapa do Feapinho João Pessoa, torneio voltado para os atletas de base e não federados. Na primeira etapa, o projeto reuniu 150 jovens atletas e a expectativa é de que esse número se repita. A programação conta com provas de estilo livre, costas, peito e borboleta.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de outubro de 2025.