Notícias

Atletismo internacional nas ruas da capital paulista

publicado: 30/12/2017 19h05, última modificação: 30/12/2017 19h36
22.jpg

Todo último dia do ano nas principais ruas de São Paulo acontece a corrida mais importante do calendário brasileiro - Foto: Marcelo Ferreli/Gazeta Pre

tags: atletismo , internacional , ruas , são paulo , corrida


Globoesportiva

Em uma edição repleta de atrações do exterior, o atletismo brasileiro também estará forte na '93ª Corrida Internacional de São Silvestre', programada para este domingo (31). Alguns dos principais nomes do país confirmaram presença na principal prova de rua da América Latina, com destaque para Giovani dos Santos, quarto no ano passado, e Tatiele de Carvalho, sétima em 2016. A largada, a partir das 8h20, será na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

Principal nome masculino do Brasil na prova, o mineiro Giovani dos Santos chegará mais uma vez como esperança de vitória nacional, o que não acontece desde 2010, quando Marilson dos Santos garantiu o topo do pódio. Giovani, que garantiu um lugar no pódio nas últimas seis edições, vem embalado pelo hepta na 'Volta Internacional da Pampulha', no começo do mês, e promete dar trabalho para os estrangeiros.

Outros nomes fortes no masculino serão Franck Caldeira, campeão em 2006, Wellington Bezerra, bicampeão do ranking da CBAt e quarto na 'Maratona de São Paulo 2017', Gilberto Lopes, vice na 'Eu Atleta 10 km Rio 2017', Valério Fabiano e Éderson Pereira, entre outros. Já entre as mulheres, as atrações serão Tatiele de Carvalho, melhor brasileira no ano passado, Joziane Cardoso dos Santos, campeã na 'Pampulha em 2014' e da 'Eu Atleta 10 km Rio' deste ano, Andréia Hessel, terceira na 'Meia de São Paulo' e na 'Eu Atleta 10 km Rio', e quinta na 'Maratona de São Paulo', todos neste ano, e Adriana Aparecida Silva, vice-campeã da 'Meia Maratona de São Paulo 2017'.

A lista de atrações do exterior é grande e reforça a força da disputa. Estão confirmados os quenianos Stanley Biwott, campeão da 'São Silvestre' e da 'Maratona de Nova Iorque' em 2015, Philemon Cheboi, campeão da 'Bay Breakers 12 Km' deste ano, Edwing Rotich, vice-campeão da 'Meia de Madri em 2017', Marwa Mkami, campeão da 'Meia Maratona Bamamoyo Tanzânia', e Paul Kipkemboi, sexto na 'São Silvestre' do ano passado. O ugandense Maxwell Rotich, campeão da 'Eu Atleta' (2017), o tanzaniano Saidi Makula, Awet Guebrezguiabher, vice dos '10 km Berlim' deste ano, e Brhane Habtegbriel, vice na 'Crevillente San SIlevstre 10 km', ambos da Eritréia, Birhanu Balew, do Barhein, nono nos cinco mil metros dos 'Jogos Olímpicos do Rio', o boliviano Jorge Fernandez, e o peruano Yerson Orellana, completam a lista de destaques no masculino.

Entre as mulheres também sobram atletas com resultados expressivos. São elas as quenianas Flomena Daniel, terceira na 'Maratona de Paris' deste ano, Leah Jerotich, campeã da 'Volta da Pampulha' e da 'Maratona de São Paulo' deste ano, Paskalia Chepkorir, vencedora da 'Meia de Dheli' e dos '15 km Kobenhavn', e Rosemary Monich, campeã da 'Sanyo Women’s Road Race 10 km', em 2016. Completam a lista a tanzaniana Failuna Matanga, com 2h34 minutos na 'Maratona de Amsterdã' e sexta na 'São Silvestre' do ano passado, a chilena Margarida Guineo, campeã da 'Meia Maratona Caja os Andes', e a argentina Marcela Cordeiro.

O percurso deste ano teve ajustes para aumentar a área de dispersão. O primeiro deles é na largada, que será próxima à Rua Frei Caneca, à frente do local do ano passado. O outro foi no Centro, na região do Largo o Arouche. Saíram do percurso as ruas Sete de Abril e Doutor Bráulio Gomes. O percurso de 15 quilômetros foi implantado em 1991. A infraestrutura do evento é dimensionada para o número oficial de inscritos, cerca de 30 mil, não contemplando serviços a atletas sem inscrição ("pipocas”). Serão sete postos de água, um a mais que no ano passado, com volume para atender somente aos inscritos. Como consta em regulamento, não haverá serviços extras e hidratação excedente para atletas sem inscrição.

A '93ª Corrida Internacional de São Silvestre' é uma realização da Fundação Cásper Líbero, com promoção da Gazeta Esportiva, e transmissão da TV Gazeta e TV Globo. O patrocínio é do Bradesco e Motorola, com apoio do governo do estado de São Paulo e prefeitura de São Paulo. A supervisão é da IAAF, CBAt e FPA.