Notícias

sousa

Atual campeão define novo técnico

publicado: 12/09/2025 09h20, última modificação: 12/09/2025 09h20
Além do time sertanejo, outras equipes seguem contratando jogadores, visando as disputas da próxima temporada
LeandroCamposFerroviario.jpg

O técnico Leandro Campos já dirigiu vários clubes pelo Brasil, entre eles, o Ceará | Foto: Divulgação/Ceará

por Danrley Pascoal*

Com previsão de início para janeiro, o Campeonato Paraibano 2026 já movimenta os bastidores do futebol local. As equipes que estarão na competição estadual começam a anunciar reforços e comissões técnicas. O Sousa, atual campeão, por exemplo, contratou o treinador Leandro Campos para comandar o plantel do Dinossauro.

Além da equipe do Sertão, outras sete agremiações estão confirmadas no principal certame futebolístico do estado: Botafogo, Campinense, Treze, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Serra Branca e Pombal. Os outros dois clubes que integrarão o torneio serão definidos após o fim da Segunda Divisão, que está em andamento. A Primeira Divisão terá 11 datas e seu modelo de disputa será conhecido em Congresso Técnico, que ainda não tem data marcada.

Atual campeão

O novo técnico do Sousa tem larga experiência no futebol brasileiro e passagem por clubes de expressão, como Ceará, Paysandu, América de Natal e ABC, onde foi campeão brasileiro da Série C. Leandro chega com a missão de levar o Dino ao tricampeonato, o que seria o maior feito da história da agremiação sertaneja. A equipe também jogará a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

O Serra Branca é, até o momento, a equipe que mais tem movimentado o mercado de transferências visando o Campeonato Paraibano. O Clube, que também jogará o Brasileiro Série D, em 2026, tem um plano ambicioso para a próxima temporada, que é chegar a grande final. Comandado por Roberto Maschio, agora com Licença Pro CBF,  o Carcará tem feito altos investimentos. Já anunciou os atuais campeões, pelo Sousa, o goleiro Bruno Fuso, de 37 anos; e o atacante Yan Augusto, de 29 anos. Além deles, trouxe o volante Júnior Dindê, de 30 anos; o goleiro Gleibson, de 38 anos; e mais recentemente o centroavante Marcelo Toscano, de 40 anos.

Galo x Raposa

Treze e Campinense vivem impasse político e aguardam eleições presidenciais para definir o planejamento para 2026. A Raposa tem uma situação mais bem definida, já que no próximo domingo (14) conhecerá o seu presidente para o biênio 2026/2027. Diferentemente do Galo que sem a continuidade de Arthur Bolinha, aguarda a formação de uma comissão eleitoral para que as eleições para a Diretoria Executiva sejam marcadas.

Clubes de Patos

O Nacional anunciou a contratação de Felipe Soares para o cargo de treinador da equipe profissional. Com apenas 31 anos, o técnico tem no currículo o título da Série C do Campeonato Cearense pelo Crateús, além de uma trajetória vitoriosa no futebol feminino  e nas categorias de base do Ceará Sporting Club, onde foi multicampeão, tendo ganho o Brasileirão Feminino Série A2 de 2022. Até o fechamento da matéria, o Esporte não havia anunciado nenhum membro da sua comissão técnica nem jogadores.

Botafogo

A diretoria do Belo iniciou o planejamento para a temporada de 2026 dispensando 13 jogadores que estiveram no elenco deste ano. Agora, o clube está perto de anunciar seu novo Diretor Executivo para seguir com outras definições, como, por exemplo, o seu próximo treinador. Cinco jogadores são nomes certos para a próxima temporada: Igor Maduro, Thallyson, Erick, Michael Fracaro, Guilherme Santos e Riquelmo. Os dois primeiros foram emprestados ao Volta Redonda até o final da Série B deste ano. 

Em 2026, o Botafogo jogará o Campeonato Paraibano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série C. Além do sonhado acesso, o torcedor espera que o clube volte a levantar a taça de campeão do Estadual, após seis anos e dois vices-campeonatos seguidos para o Sousa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2025.