Os jogos de ida das semifinais da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano ocorreram na última segunda-feira (30), com Auto Esporte e Esporte de Patos abrindo vantagem contra seus adversários, mesmo atuando fora de casa. Agora, os clubes decidem a disputa pela vaga na Primeira Divisão em seus domínios, ambos amanhã, às 20h15. A equipe pessoense joga contra a Picuiense, no Almeidão, enquanto o time patoense enfrenta o Cruzeiro de Itaporanga no José Cavalcanti, em Patos.
No primeiro encontro entre Auto Esporte e Picuiense, no Amigão, não houve muitas chances de gols. O placar só foi movimentado na etapa final. Aos 38 minutos, Douglas marcou o gol da vitória do Alvirrubro. Os donos da casa pouco ameaçaram a meta do rival e ainda perderam um atleta por expulsão. Juninho, que deu uma cotovelada no adversário, deixou o gramado antes do apito final.
No Estádio Zezão, em Itaporanga, o Esporte de Patos venceu de virada, por 2 a 1, e largou em vantagem contra o Cruzeiro. A equipe mandante abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, com Jonatha. Três minutos depois, Pedro Júnior igualou o marcador. O duelo foi para o intervalo empatado por 1 a 1. O tento da vitória do clube de Patos aconteceu poucos minutos depois do reinício da partida. Caio Capixaba foi o autor do segundo gol dos visitantes.
Nos jogos de volta, tanto Auto Esporte como Esporte de Patos jogam por um empate para alcançar o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paraibano. Vitórias da Picuiense e do Cruzeiro por um gol de diferença leva os confrontos para as penalidades máximas. Quem avançar, além da vaga na elite do futebol local, disputa o título do torneio, que acontecerá em jogo único.
Expectativa pelo acesso
Joacil Junior, dirigente do Auto Esporte, conversou com o Jornal A União e falou sobre a expectativa pelo segundo jogo da equipe, amanhã, quando o Alvirrubro pode garantir sua participação na elite do Estadual da Paraíba em 2025. Ele também fez uma análise do primeiro jogo contra a Picuiense.
“É um sonho dos dois lados, chegar à Primeira Divisão. No primeiro jogo, a gente sabia que não iria ter vida fácil no Amigão. Mesmo assim, conseguimos impor o nosso ritmo, colocamos em prática o que treinamos e fomos vitoriosos. Na minha avaliação, poderíamos ter saído com uma vitória um pouco mais confortável. Mas vencemos e agora a disputa é dentro do Almeidão, dentro de casa, com o apoio da nossa torcida”, afirmou.
“Espero que, na quinta-feira, ao final do jogo, alcancemos o acesso. É o que nossa torcida quer e, mais do que isso, é o que ela merece. Então, já de pronto, fica aqui a convocação. Quinta-feira, às 20h15, lugar de automobilista é no Almeidão. Queremos ver toda a massa fazendo a festa. Time e torcida vão conquistar essa vitória e devolver o Auto Esporte para o seu lugar de direito, que é a elite do futebol estadual”, complementou Joacil.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de outubro de 2024.