Marcos Lima
Se depender do Botafogo e do Auto Esporte, representantes da Paraíba na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017, seus adversários terão muito trabalho e sofrerão bastante se quiserem passar de fase. É que ambos os clubes iniciaram muito cedo as atividades, com treinos diários, além de terem sido reforçados. “Fomos obrigados a fazer uma renovação maciça no time, afinal, a competição é referência internacional e lá estão os principais clubes do Brasil”, disse ontem Franco da Nóbrega, vice-presidente de Esportes Olímpicos e Amadores do Botafogo.
No caso específico do Botafogo, que este ano representou bem a Paraíba na copinha, quando entrou para a história por ser o primeiro clube a passar de fase na competição, o time, sob o comando técnico do professor Adriano Rodrigues, se reforçou de 12 atletas, todos com passagens por grandes clubes brasileiros, com destaques para o Palmeiras-SP, América-MG e Atlético-MG.
“Estamos com um grupo de 34 atletas, todos com seus nomes no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol (BID). Para a competição, levaremos apenas 20 jogadores. Estamos treinando todos os dias, pois queremos fazer uma boa Copa São Paulo de Futebol Júnior, no entanto, no próximo mês estaremos disputando a Copa Nordeste Sub-20 e esta competição servirá de laboratório para nós e de definição do elenco que representará a Paraíba em São Paulo”, alegou Franco da Nóbrega.
Situação idêntica ao Botafogo vive o Auto Esporte Clube. O time Alvirrubro também se reforçou para a competição com 15 novos jogadores que se juntaram ao grupo que se sagrou vice-campeão paraibano Sub-19. O Botafogo foi o campeão.
Paulo Germano, diretor de futebol do Auto Esporte Clube, explica que os treinos são diários e ocorrem todas às tardes no Estádio Mangabeirão, centro de treinamento da equipe. “Estamos com 30 atletas, mas vamos levar apenas 20. Os jogadores se esforçam muito e, para a competição, contamos com alguns atletas que disputaram o profissional este ano, são os casos de Arthur Diego e Railson. A última vez que estivemos na Copa São Paulo foi em 2014 e queremos voltar para mais uma vez fazer história”, alegou Paulo.
Botafogo e Auto Esporte, além dos treinamentos pesados, programam também suas viagens para a competição. As equipes garantem que irão a São Paulo de avião e todas as providências já estão sendo tomadas para isto. O Botafogo ganhou o direito de participar da competição por se sagrar campeão paraibano Sub-19.