Ivo Marques
O Botafogo recebeu com tranquilidade a tabela do Campeonato Brasileiro da Série C, divulgada esta semana pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o presidente Guilherme Novinho, a única novidade foi o jogo contra o ABC de Natal, no domingo, dia 6 de junho, às 11 horas da manhã, no Almeidão. Nos jogos de ida, o Botafogo disputará cinco partidas fora, e apenas quatro em casa. No retorno, esta ordem se inverte. A estréia do clube será no próximo dia 25 de maio, à noite, em Salgueiro.
“Nós já sabíamos que a CBF iria atender ao apelo da Federação Paraibana de Futebol (FPF), porque teremos aqui no dia 22, a grande final do Campeonato Paraibano, e pedimos à federação para não disputar mais o Campeonato Estadual, quando começasse a Série C. Foi uma boa para o Botafogo, porque não vamos enfrentar o forte calor que faz de dia em Salgueiro”, disse o presidente.
Sobre o jogo de 11 horas da manhã, contra o ABC, Novinho disse que pode ser bom, dependendo de como o torcedor vai reagir. “Nos outros estados, a ideia foi bem aceita pelos torcedores, e tivemos grandes rendas. Para os times é muito sacrifício, jogar esta hora, mas esperamos que o torcedor paraibano também lote as arquibancadas do Almeidão, como fizeram os torcedores dos clubes da Série A, no ano passado”, afirmou.
Apesar de satisfeito com a tabela, o presidente do Belo se mostrou um pouco preocupado com o excesso de jogos televisionados. Segundo ele, dos nove jogos que o clube vai disputar na primeira fase, cinco deles serão transmitidos pela TV. “Por um lado, traz visibilidade e exposição de logomarcas. Mas por outro, tira dos estádios aqueles torcedores mais acomodados, que preferem assistir o jogo em casa, deixando de comparecer ao estádio, para dar uma força ao clube”, afirmou.
Maratona de jogos
A partir deste final de semana, o Botafogo vai enfrentar, outra vez, uma grande maratona de jogos. Neste domingo, dia 8, o clube enfrenta o Sousa, no Almeidão. Quarta-feira, vai enfrentar o River, em Teresina, pela Copa do Brasil. Na volta, se conseguir passar para as finais do Paraibano, começa a decidir o título da competição. Na quarta-feira seguinte, dia 18 de maio, terá o jogo de volta contra o River. Já no dia 22, terá a segunda e decisiva partida da final do Paraibano. A estreia no Brasileiro da Série C será 3 dias após, em Salgueiro. A maratona termina no sábado, dia 28, contra o Cuiabá, em João Pessoa, pela Série C. Se passar para a terceira fase da Copa do Brasil, serão incluídos aí mais dois jogos, a partir do início de junho.