O Botafogo é o líder da Série C do Campeonato Brasileiro e tem sua classificação ao quadrangular praticamente garantida. Com 31 pontos em 14 jogos, a equipe superou a pontuação conquistada nas 19 rodadas do torneio em 2023. Na ocasião, somou 30 pontos. A liderança veio após uma importante vitória por 1 a 0, contra o ABC-RN, com gol de Joãozinho, no último jogo de um sequência de três partidas consecutivas no Almeidão. No duelo da 14a rodada, o Belo teve seu maior público presente na competição nacional, 6.064 torcedores compareceram na casa alvinegra, no último domingo (21).
Este é o melhor desempenho do Belo desde que voltou à Terceira Divisão. O time volta a campo no próximo domingo (28), quando enfrenta o Ypiranga-RS, fora de casa, às 19h. Evaristo Piza falou após a segunda vitória seguida diante de seu torcedor. O técnico destacou o desempenho da equipe paraibana em mais um triunfo e condicionou a baixa efetividade do adversário a uma nova postura de sua equipe.
“A ideia era ter mais consistência defensiva contra o ABC. Em alguns jogos, demos muitas chances ao adversário dentro da nossa casa, mesmo tendo a vantagem no placar. Isso aconteceu até mesmo com a Aparecidense-GO, quando eles estavam com um jogador a menos, tomamos três gols. Depois voltou a acontecer contra o Confiança. Na análise dos jogos, percebemos que o time estava muito alongado. Essas situações não estavam ocorrendo no início da competição e passaram a ocorrer”, disse Piza.
“A gente mostrou para os jogadores os erros. Cobramos a retomada de uma característica bem definida que tínhamos no início de competição, de um time chato, um time com as linhas próximas, com o pé na bola, dividindo e duelando. Dessa maneira, o nosso jogo com a bola acontece naturalmente. Vamos resgatar isso. Contra o São José-RS, vimos um pouco disso, diante do ABC, mais um pouco. [...] Então, é esse o espírito da Série C. Tem hora que até dá para jogar vistosamente, mas tem hora que é duelo e jogo de força”, complementou o técnico do Belo.
Com a melhor campanha da Série C, com nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o que fez o time alcançar sua melhor campanha desde que voltou a Série C em 2014, o Botafogo abriu 11 pontos do nono colocado. Os 31 pontos somados permitem que Evaristo Piza possa usar as rodadas finais da fase classificatória para realizar ajustes na equipe, que disputará o quadrangular. O comandante alvinegro falou sobre o cenário atual e as perspectivas para o restante da competição. Mesmo não garantindo a classificação matemática, ele comemora a boa vantagem.
“Eu acho que temos que desfrutar desse momento. Nessa Série C, conseguir obter uma classificação sem correr risco em nenhum momento, não sair do G8 em nenhum momento, os jogadores têm bastante mérito. Agora, a manutenção disso é importante demais para chegar vivo no quadrangular. Essa rotatividade que eu vou buscar dar ao elenco é para isso também. Um jogador com menos partidas vai querer dar seu máximo nos confrontos que restam, já que deseja seu espaço no time do quadrangular”, destacou Piza.
Desfalque
O zagueiro Lucas Balardin sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. A contusão aconteceu na partida contra o São José-RS, na última quarta-feira (17), em duelo atrasado pela 5a rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O atleta já foi avaliado pelo Departamento Médico do Botafogo e precisará passar por um procedimento cirúrgico.
No momento, Balardin está fazendo fortalecimento muscular como preparação para a cirurgia. No último domingo (21), o defensor foi homenageado pelo elenco do Alvinegro. Joãozinho, autor do gol da vitória contra o ABC, comemorou erguendo a camisa 33, número utilizado pelo zagueiro. Lucas atuou em seis partidas da Série C, ao todo foram 297 minutos vestindo a camisa do Belo na competição. Ele chegou após o Estadual, vindo do Noroeste, equipe onde conquistou o acesso para o Paulistão 2025.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de julho de 2024.