Sousa não consegue a vaga, e Campinense já tinha sido eliminado antes da última rodada da fase classificatória

Belo é a Paraíba na Copa do Nordeste

publicado: 22/03/2022 09h30, última modificação: 22/03/2022 09h30
MG_7065.jpg

Foto: TVTorcedor

por Fabiano Sousa*

O Botafogo é a única equipe paraibana que segue na Copa do Nordeste, classificado para as quartas de final e com adversário definido na próxima fase do torneio regiona. O alvinegro da estrela vermelha até prega respeito ao adversário, mas jogando em casa quer avançar às semifinais da competição. Em jogo único, o clube recebe o Náutico-PE, nesta quarta-feira (23), às 20h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Fortaleza-CE e Atlético-BA; Ceará-CE e CRB-AL; além de CSA-AL e Sport-PE completam os outros confrontos.

Para chegar até as quartas de final, o Botafogo venceu o Sampaio Corrêa-MA, no Estádio Castelão, em São Luís, por 2 a 0, na última rodada da fase de grupos. Com o resultado, o Belo avançou na 2a posição do grupo B com 15 pontos e a 3a melhor campanha entre os oito clubes das quartas de final. Com o resultado, o alvinegro terá a vantagem de jogar em casa com o Náutico-PE e o empate no tempo normal leva a definição para as cobranças de pênaltis. Mesmo o adversário se tratando de um tradicional clube do Nordeste, a diretoria acredita na classificação para a fase semifinal.

“Na primeira fase da competição tivemos uma campanha exitosa. Temos de continuar com os pés no chão em busca de nossos objetivos. O elenco é unido e consciente de suas qualidades. Enfrentaremos um adversário fortíssimo, no entanto, estamos cientes que temos condições de vencer esse desafio”, pontuou Alexandre Cavalcante, presidente do clube.

Se fizer o dever de casa, assim como fez, em 2020, o Botafogo vai seguir adiante na competição, pois naquela edição, o alvinegro bateu o Timbu por 2 a 1, na terceira rodada da fase de grupos. Em caso de classificação, o clube paraibano vai embolsar R$ 350 mil por cota de premiação. Os ingressos para a partida estão sendo vendidos na loja oficial do clube, no CT da Maravilha do Contorno e nas bilheterias do Estádio Almeidão, com preços que variam de R$ 15,00 a R$ 120,00.

As outras duas equipes paraibanas que disputaram o Nordestão foram eliminadas na fase de grupos. O Campinense já chegou à última rodada da 1a fase sem chances de classificação, apenas cumpriu tabela contra o Ceará, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Mesmo jogando em casa, o rubro-negro acabou derrotado por 1 a 0 e terminou a sua participação como o paraibano de pior campanha. Foram apenas seis pontos conquistados em oito partidas disputadas. O clube terminou na 6ª colocação do grupo A.

O Sousa chegou à última rodada com chances remotas. Precisava vencer ou empatar com o Atlético-BA, em Alagoinhas, e ainda torcer por uma combinação de resultados. O empate sem gols não foi o suficiente para levar o alviverde à próxima fase. O clube terminou sua campanha na 6a colocação do grupo com 11 pontos somados em oito partidas disputadas.

Eliminados da Copa do Nordeste, Raposa e Dinossauro agora voltam as suas atenções para disputa do Campeonato Paraibano, principal competição que vai qualificar os clubes representantes da Paraíba nas principais competições regionais e nacionais na temporada de 2023.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de março de 2022