Notícias

BRASILEIRO

Belo larga bem na Série C

publicado: 15/04/2025 09h42, última modificação: 15/04/2025 09h42
Botafogo-PB mostra eficiência nas finalizações e o técnico Antônio Carlos Zago elogia a entrega dos jogadores
54447515754_d351c2dcc8_k (1).jpg

Henrique Dourado em ação contra o Confiança, no jogo em que marcou um dos gols para o Botafogo-PB | Foto: Divulgação/Botafogo-PB

por Danrley Pascoal*

Após a vitória na estreia da Série C, contra o Confiança-SE, por 3 a 0, no Almeidão, o técnico Antônio Carlos Zago creditou o triunfo ao trabalho realizado, durante a semana, pela comissão técnica fixa do Botafogo-PB, comandada por Zé Carlos. Zago só deu um treino para o elenco alvinegro, um dia antes da partida contra o Dragão.

“Meu trabalho foi mais na base da conversa e de vídeos. Quem trabalhou foi o pessoal que já estava na casa. Fizeram um trabalho em cima daquilo que o Confiança-SE poderia fazer de bom e o que nós poderíamos aproveitar dos problemas deles”, destacou o técnico do Belo.

“O importante, para o começo do trabalho e da Série C, era a vitória, isso nós conseguimos. Os jogadores deram o máximo dentro de campo, fizeram de tudo para tentar entender o que colocamos desde que cheguei. Então, está todo mundo contente, e o mais importante é que temos um grupo inteligente, jogadores que sabem o que querem. Espero que seja um ano bom para o Botafogo-PB”, completou Zago.

Depois da derrota do Campeonato Paraibano, a equipe do Belo passou a gerar desconfiança no torcedor. Nos jogos da competição estadual, o time vinha tendo uma queda física e técnica após o intervalo. O desempenho, durante os 90 minutos do confronto contra os sergipanos no último sábado (12), foi alvo de comentários de Zago, que elogiou o empenho dos atletas.

“Eles entregaram tudo no primeiro tempo, no segundo, suportaram bem a pressão do Confiança-SE. Fizemos o segundo e o terceiro gol, isso diz tudo. Se tivéssemos aproveitado um pouco mais, poderíamos ter feito mais gols. Mas o importante, de novo, era começar com o pé direito, até para dar um pouco mais de tranquilidade, principalmente para os jogadores que perderam o Campeonato Paraibano”, disse o treinador.

Se iniciar com vitória na Terceira Divisão aliviou a pressão sofrida pelos jogadores, para Zago, a pressão começou após sua chegada no Botafogo-PB. O técnico falou sobre como lida com o fato de precisar alcançar o acesso, tendo em vista o longo período do clube na Série C.

“Temos que começar com um pensamento otimista. Eu acho que o mais importante é conseguirmos a classificação para o quadrangular, independente de ser na primeira ou na oitava colocação. Ano passado, o Remo-PA classificou-se em oitavo lugar e conseguiu o acesso, e nós em primeiro e não conquistamos”, ressaltou.

“Então, sabemos das dificuldades que vamos ter pela frente. O mais importante é conseguir a classificação, já que depois o quadrangular é um campeonato totalmente diferente. Vamos trabalhar em cima disso para ir melhorando sempre, para chegar no quadrangular forte, e se Deus quiser, tentar o acesso”, acrescentou.

O jogo

Gabriel Honório, Henrique Dourado e Igor Maduro foram os autores dos três gols do Botafogo--PB na estreia da Série C. O clube pessoense ainda contou com uma tarde inspirada do goleiro Michael Fracaro, que foi novidade na escalação do técnico Antônio Carlos Zago. O arqueiro fez grandes defesas em momentos cruciais da partida, assegurando que o time não fosse vazado na primeira rodada.

Agora, o Belo treina até a próxima sexta-feira (18), no sábado (19), enfrenta o Náutico-PE, em Recife (PE), nos Aflitos, às 16h. Na sua estreia, o Timbu perdeu por 2 a 1 para o Itabaiana-SE, fora de casa.

Série D

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou as datas e horários das primeiras sete rodadas do Campeonato Brasileiro Série D. O Sousa-PB e o Treze-PB são os representantes do estado na competição, ambos estão no Grupo A3. O Dino estreia no sábado (19), às 15h, contra o Santa Cruz--RN, no Nazarenão, em Goianinha (RN). O Galo joga contra o Santa Cruz-PE no Amigão, domingo (20), às 16h. Central-PE, América--RN, Ferroviário-CE e Horizonte-
-CE são as outras equipes da chave.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de abril de 2025.