Notícias

Copa do Brasil 2026

Belo pode enfrentar a Lusa outra vez

publicado: 12/01/2026 09h54, última modificação: 12/01/2026 09h54
Edição deste ano tem recorde de clubes (126) e está prevista para começar no dia 18 de fevereiro
Portuguesa-x-Botafogo-PB-pela-Copa-do-Brasil-2025-0018861802202502272343-8.jpg

No ano passado, o Botafogo conseguiu eliminar a Portuguesa, jogando no Estádio do Canindé, em São Paulo, avançando nas penalidades | Foto: Divulgação/Portuguesa SAFP

por Pedro Alves*

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu várias mudanças na Copa do Brasil e uma delas é sobre os confrontos entre potes. O Botafogo figura no Pote C, enquanto o Sousa está no Pote D. Ambos já sabem quais clubes podem ser sorteados para encarar na segunda fase. Com a divulgação do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2026, realizada no início da semana, os dois clubes paraibanos sabem quais adversários podem ter pela frente. Belo e Dinossauro entram na segunda fase da Copa do Brasil, enquanto que o Carcará começa na competição pela primeira fase.

Na segunda fase, os potes terão 11 clubes cada um. Para este ano, a CBF fez várias mudanças, desde o número de clubes participantes (126), que será recorde, à formatação dos confrontos e dos potes de cada fase. O Botafogo vai figurar no Pote C, ao lado de Athletic, Maringá, São Bernardo, Caxias, Figueirense, América-RN, Manaus, Altos, Nova Iguaçu e Águia de Marabá. Já o Sousa integra o Pote D, com Anápolis, Tocantinópolis, ASA, Porto Velho, Ceilândia, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense, Itabaiana e Maranhão. Os potes são estabelecidos pelo Ranking Nacional de Clubes.

A projeção de confrontos entre potes também deu uma modificada. Os clubes do Pote A, que inicialmente encaravam os clubes do Pote E, agora vão encarar os piores ranqueados, que vão figurar no Pote H. De modo que, nessa sequência, as equipes do Pote C, onde está o Belo, vão encarar os times do Pote F. Já os clubes do Pote D, onde está inserido o Sousa, enfrentam equipes do Pote E.

Os confrontos serão definidos em sorteio, mas com essa dinâmica já estabelecida. A CBF ainda não definiu a data do sorteio, mas a competição está com data-base para o seu início previsto para o dia 18 de fevereiro.

No caso do Botafogo paraibano, o clube pode repetir um confronto que aconteceu no ano passado, na própria competição. Isso porque a Portuguesa está no Pote F e pode ser sorteada para novamente estar no caminho do Belo. Na ocasião, os times empataram por 1 a 1 em São Paulo, mas o Alvinegro avançou de fase nos pênaltis.

Já o Sousa, por exemplo, pode reencontrar o Santa Cruz, mas em outra competição. No ano passado, o Dinossauro esteve no mesmo grupo da Cobra Coral na Série D do Campeonato Brasileiro e perdeu os dois jogos: 1 a 0 no Marizão e 2 a 0 no Estádio do Arruda.

A segunda fase será disputada em jogo único, com o mandante sendo determinado por sorteio. De acordo com a dinâmica do sorteio, Botafogo e Sousa — e todos os clubes dos seus potes —, têm 54,5% de chance de fazer esse duelo dentro de casa. Isso porque, dos 22 confrontos que envolvam times dos potes em que estão os dois paraibanos, 12 jogos serão com o mando dos clubes desses potes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de janeiro de 2026.