Notícias

Brasileiro Série C

Belo se afasta da zona do descenso

publicado: 12/08/2025 08h50, última modificação: 12/08/2025 08h50
Alvinegro melhora a classificação e ainda segue com chances de terminar esta fase entre os oito melhores clubes
54710493599_3157a717b6_k.jpg

Jogadores do Belo comemoram gol no jogo contra a Ponte Preta, vencido por 2 a 1 | Foto: João Neto/Botafogo-PB

por Camilla Barbosa*

Após uma importante vitória contra a Ponte Preta, pela 16a rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo já se prepara para outro confronto, desta vez, contra o Ypiranga, fora de casa, na próxima segunda-feira (18), às 19h30. O Belo precisa dos três pontos para continuar se afastando da zona de rebaixamento da competição nacional e sonhando com a classificação ao mata-mata.

Depois do triunfo em cima da Macaca (2 a 1), no Almeidão, o técnico Evaristo Piza concedeu entrevista coletiva e comentou sobre a importância do resultado para a sequência da Série C. Ele ainda fez projeções a respeito da reta final da primeira fase da competição.

“Nesse momento, vínhamos de duas derrotas, o mais importante era ganhar o jogo e  ganhamos do [até então] vice-líder. Então, tem que comemorar bastante esse feito e pensar na sequência. A gente sai para um jogo fora contra o Ypiranga, mais uma decisão, entender o término da tabela, o que vai proporcionar. Acredito que, a cada jogo, a cada decisão em que a gente some três pontos, a gente se aproxima bem mais e se livra aqui de baixo (da zona de rebaixamento). E aí, quem sabe, se isso acontecer, a gente volta de novo a sonhar em classificação e sustentar a manutenção. Então, acho que esse jogo contra o Ypiranga vai ser mais uma final de extrema importância para a gente”, afirmou o treinador.

O time paraibano abriu o placar aos 18 minutos, com Denilson, que chutou de longe e contou com falha do goleiro Diogo Silva para balançar a rede. Dez minutos depois, Luís Miguel ampliou para o Botafogo. A equipe paulista descontou aos 44 do segundo tempo, com Bruno Lopes. O treinador vitorioso explicou que precisou abrir mão de seu estilo mais ofensivo para priorizar a solidez defensiva na reta final da partida.

“Optei por fazer algumas situações mais defensivas para nos proteger. Confesso que eu não gosto, é minha característica. Às vezes, parece que eu sou punido. Toda vez que eu mexo para trás, eu tomo um gol. Daí eu fico: ‘será que eu errei na estratégia?’, mas teve até um bom comportamento. A ideia foi preencher a área, porque eles começaram a alçar muito, então fiquei com três zagueiros ali, com Andrés, Balardin e Lomar. Ainda tinha três jogadores de combate aéreo: Gama, Thallyson e Mauro. Mesmo assim, o gol saiu num cruzamento, mas conseguimos sustentar. No final do jogo, gastamos um pouco a bola lá na frente. Sustentamos a bola ali e conseguimos esse resultado de extrema importância”, disse Evaristo.

Além do Ypiranga, o Alvinegro da Estrela Vermelha ainda duela na primeira fase da  Terceirona contra o Tombense (casa) e Anapólis (fora). Até o momento, a equipe pessoense tem 19 pontos, cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas. O líder da Série C é o Caxias, que acumula 36 pontos, 12 vitórias e quatro derrotas.

Programação

Visando à preparação para o próximo confronto, o Botafogo já voltou a treinar na Maravilha do Contorno, ontem à tarde, e a atividade vai se repetir no mesmo local, hoje, amanhã e na quinta-feira (14). O grupo viaja para Chapecó, Rio Grande do Sul, na sexta-feira (15), onde treina, no sábado (16), no CT da Chapecoense. Por fim, no domingo (17), viaja para Erechim, onde enfrenta o Ypiranga no Estádio Colosso da Lagoa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de agosto de 2025.