O Botafogo segue imbatível e não perde a 18 jogos. Pelo Campeonato Brasileiro da Série C são 10 partidas sem ser derrotado. A grande campanha foi coroada com a retomada da liderança do torneio na última quarta-feira (3) após vencer a Aparecidense-GO por 4 a 3. Agora, o Alvinegro concentra as atenções para o próximo duelo da terceira divisão, na segunda-feira (8), enfrenta o São Bernardo-SP no estado de São Paulo.
A última derrota do Botafogo aconteceu há pouco mais de três meses, no dia 16 de março, contra o Atlético de Cajazeiras, ainda pela primeira fase do Campeonato Paraibano. De lá pra cá, o Belo entrou em campo 18 vezes por três competições diferentes e segue invicto. A sequência positiva foi iniciada no empate em 0 a 0 contra o Treze, fora de casa, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Nos outros 17 jogos, foram 10 vitórias e sete empates.
Com 24 pontos, o Alvinegro tem seis pontos a menos que o total conquistado nas 19 partidas da primeira fase da Série C de 2019, quando terminou na sexta posição com 30 pontos, seguindo para o quadrangular. Além disso, a equipe já alcançou a mesma quantidade de vitórias daquela edição com nove rodadas de antecedência, sete triunfos. Se somar mais cinco pontos, o Belo iguala a pontuação da última equipe classificada ao quadrangular final do ano passado.
Sinal de alerta
Apesar da vitória e de ter assumido a primeira colocação da Série C, o técnico Evaristo Piza lamentou a postura do Botafogo diante da Aparecidense-GO na última quarta-feira (3). A equipe abriu 3 a 0 no placar, tomou o primeiro gol, depois marcou o quarto e viu o adversário marcar mais dois gols com um jogador a menos, já que o zagueiro Vanderley foi expulso pelo lado do time goiano aos 24 minutos do primeiro tempo.
“É difícil até cobrar os atletas porque são os líderes da competição e ganharam o jogo dentro de casa. A conversa com eles após a partida foi mais um direcionamento, mais uma reflexão do que uma cobrança. A equipe não pode ter uma atuação como ocorreu no primeiro tempo, de conseguir o 3 a 0 e, no segundo tempo, o adversário marcar três gols e atrapalhar o nosso jogo com um jogador a menos. Então, isso foi pontuado para que não aconteça novamente. Às vezes são situações que ocorrem que são boas para a gente mostrar e entender que no futebol não tem jogo definido”, afirmou Piza.
“São coisas que ocorrem dentro do futebol. Serviu de alerta. Parabenizei pela vitória, pela liderança, mas que a gente entenda que temos uma referência positiva do primeiro tempo e que o cenário do segundo tempo não pode se repetir. Não podemos deixar que essa situação retorne ao longo das partidas que restam para alcançar nossa classificação ao quadrangular”, complementou o treinador do Belo.
Destaque do Belo
O centroavante Pipico foi o destaque da vitória contra a Aparecidense-G, o atleta marcou dois dos quatro gols do Botafogo, ele já balançou as redes quatro vezes na Série C. Contra o time goiano, o primeiro gol foi aos 24 minutos do primeiro tempo, em bela cobrança de falta da entrada da grande área, o jogador mandou a bola no ângulo esquerdo do goleiro, que nada pôde fazer. O segundo gol do camisa 9 também foi o segundo da equipe paraibana, aos 35 minutos, em falha da defesa rival na saída de bola, Jô foi mais esperto, roubou a bola e serviu ao artilheiro alvinegro, que finalizou com maestria para ampliar a vantagem.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa 05 de julho de 2024.