Ivo Marques
A apenas 5 rodadas para o final da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série C, os clubes começam a fazer as contas, uns para seguir na competição e tentar chegar a Série B, outros para se manter na terceira divisão no próximo ano. O Botafogo, único representante da Paraíba, não está em uma situação muito cômoda, após 6 derrotas consecutivas. Com apenas 14 pontos, e na sétima colocação, o Belo está a dois pontos da zona de rebaixamento, e a quatro do G4, grande objetivo do clube. Segundo uma pesquisa do www.chancedegol.uol.com.br, as chances do Belo de voltar ao G4 são muito pequenas, de apenas 8,5%.
De acordo com o levantamento do site, para chegar ao G4 o Belo teria de ultrapassar o Salgueiro e o Remo, clubes que têm 65,2 e 33,9% de chances de conseguir a quarta colocação, respectivamente. Por outro lado, a possibilidade do Botafogo ser rebaixado é pequena. Após a 13ª rodada, o percentual de perigo é de apenas 15,4%, o que significa que o campeão paraibano só precisa fazer o dever de casa nos três jogos que lhe faltam no Almeidão, a começar pelo de domingo, contra o Moto Clube.
Os dados da pesquisa mostram que o CSA, Fortaleza e Sampaio Corrêa já estão praticamente classificados para a próxima fase. A probabilidade destes clubes não figurarem no G4, no final da primeira fase, é quase zero. O Fortaleza, segundo colocado atualmente, é a equipe com mais chances de seguir na competição, com um percentual de 98,6%. O atual líder, CSA, tem 97,6% e o Sampaio Corrêa, 90% de chance.
Quando o assunto é o rebaixamento, o Confiança é atualmente o favorito, com 67,3% de possibilidade, seguido do Moto Clube, adversário do Belo neste domingo, com 45,1%, e o ASA, com 40,7%. O Cuiabá é o quarto clube com maior possibilidade de rebaixamento, com um índice de 29,8%.
Segundo a matemática do www.chancedegol.uol.com.br, para garantir 100% de participação na próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C um clube tem de somar 32 pontos. E para não cair para a Série D, terá de fazer 26 pontos. A quarta melhor chance de classificação seria com 28 pontos, e para não cair, 21 pontos.
Alheios a matemática
Números a parte, o Botafogo-PB segue treinando em dois expedientes, para desafiar a matemática. O técnico Ademir Fonseca vem trabalhando intensamente, durante a semana, a bola defensiva e ofensiva. Os jogadores passaram por treinamentos de finalização e posicionamento na defesa, para evitar os gols que vêm sofrendo em bolas paradas, ou em contra-ataques.
Esta quinta (10) será mais um dia de treino nos dois expedientes. Na manhã desta sexta (11) descanso, e à tarde, Ademir Fonseca vai comandar um coletivo apronto, quando definirá o time titular para domingo. O volante Djavan ainda se recupera de uma catapora, e está vetado para o jogo. Sapé foi bem contra o Salgueiro, e continua na posição. O time deverá ser o mesmo da última partida.