Ivo Marques
Botafogo e Boa Esporte de Minas Gerais começam a disputar hoje uma vaga para as semifinais do Campeonato Brasileiro da Série C, e consequentemente, a oportunidade de fazer parte da Série B do próximo ano. As duas equipes jogam a primeira partida das quartas de final, às 21 horas, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A arbitragem da partida será de um trio de Goiás. O árbitro central será Wilton Pereira Sampaio, do quadro da Fifa, auxiliado por Adailton Fernando Menezes e Márcio Soares Maciel. A expectativa é de um público em torno de 20 mil pessoas. Durante toda a semana, os torcedores do Belo formaram longas filas nos pontos de venda de ingressos.
No Botafogo, a partida está sendo encarada como a mais importante do ano. Aquela que pode ser determinante para a realização de um grande sonho do clube, o de chegar a Série B do Campeonato Brasileiro. Durante toda a semana, o técnico Itamar Schulle fez treinos secretos, ensaiando jogadas e estudando o adversário, para surpreender hoje à noite, e tentar sair do Almeidão com uma grande vitória.
Sem nenhum problema médico ou disciplinar, o Botafogo vai com força máxima, e com moral para cima do Boa Esporte, depois de ter vencido o Palmeiras na última partida, em jogo válido pela Copa do Brasil.
Apesar de não revelar a equipe titular, o Botafogo deverá entrar em campo com Michel Alves, João Paulo (Gustavo), Marcelo Xavier, Plínio e Jefferson Recife; Djavan, Val, Pedro Castro e Marcinho; Rodrigo Silva e Carlinhos.
Pelo lado do Boa, o mistério também é grande. A equipe só fez um treino de reconhecimento do gramado do Almeidão, e recreativo, sem revelar o time titular. Mas no último treino realizado em Varginha, o técnico Ney da Mata fez várias experiências, e escalou o time com várias formações, tentando confundir a imprensa presente.
Um detalhe chamou a atenção, que foi a escalação, em algumas formações, do atacante paraguaio, Braian Samúdio, autor de dois gols no último jogo do Boa, na fase de classificação. Ele fez dupla de ataque com Daniel Cruz. Pelo jeito, será titular.
O artilheiro do clube na Série C, Ricardinho, que vinha sendo poupado dos treinos, no coletivo apronto treinou normalmente, e é outro que está garantido. O meia Tchô, o volante Escobar e o zagueiro Bruno Maia também treinaram no time titular, na maior parte da atividade.
O técnico Ney da Mata espera um jogo muito difícil hoje, mas diz que o Boa está preparado para sair da Paraíba com um resultado positivo. “Andei analisando o Botafogo. É uma boa equipe, com uma marcação forte, no campo do adversário, e também tem um contra-ataque rápido, explorando as bolas longas. Mas, observei também que cede bastante espaços. Vamos tentar fugir desta marcação, e explorar estes espaços dados por eles, que jogando em casa, terão de vir para cima”, disse o treinador da equipe mineira.