Ivo Marques
O Botafogo começa hoje a sua participação nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Belo vai enfrentar o atual campeão da competição, o Palmeiras. A partida está prevista para as 19h30, no Allianz Parque, em São Paulo. O jogo terá um trio de arbitragem do Pará. O árbitro central será Dewson Fernando Freitas da Silva, que será auxiliado por Márcio Gleidson Correia Dias e Hélcio Araújo Neves.
Nos confrontos entre as duas equipes, o time Paulista leva vantagem. Segundo dados do Futpédia, os dois times só jogaram um vez, no dia 17 de novembro de 1977, em São Paulo. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro, e terminou com a vitória do Verdão por 2 a 0.
O Botafogo fez seu coletivo apronto, ontem, no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda. Como acontece antes de todos os jogos, o técnico Itamar Schulle não forneceu o time que vai começar jogando contra o Verdão. Diante mão, ele não poderá utilizar dois jogadores que estão suspensos, e portanto, nem viajaram com a delegação. São eles o meia Raphael Luz e o atacante Lucas Batatinha. Ambos já atuaram por outras equipes na competição.
Apesar do poderio do Palmeiras, que é o atual líder do Campeonato Brasileiro, o técnico Itamar Schulle disse que não pretende mudar a forma de jogar do Botafogo, fora de casa. “Vamos enfrentar um adversário que dispensa comentários. É um super time, com uma estrutura bem maior do que a nossa, mas o Botafogo já tem a sua forma de jogar fora de casa e vai mantê-la. Apesar da diferença técnica, temos condições de surpreender”, disse o treinador.
Para esta partida, em relação ao jogo contra o América, no último domingo, pela Série C do Brasileiro, o Botafogo terá o retorno do zagueiro Plínio e do volante Djavan. Outro reforço importante para manter a pegada no meio campo é Henick. O volante levou um corte no treino de quinta-feira, e acabou tomando alguns pontos no rosto, ficando fora do jogo com o América.
A provável escalação da equipe para começar o jogo em São Paulo é a seguinte: Michell Alves, João Paulo, Marcelo Xavier, Plínio e David Luiz; Djavan, Henick, Val e Marcinho, Carlinhos e Rodrigo Silva.
Pelo lado do Palmeiras, o único desfalque confirmado é o atacante Gabriel de Jesus. Ele foi convocado para a Seleção Brasileira principal, e já está em Quito, para o jogo contra o Equador, amanhã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Os demais jogadores estão à disposição do técnico Cuca, que admitiu pequenas mudanças no time titular.
“Nós temos um adversário difícil pela frente, que vem bem no Campeonato Brasileiro da Série C. Nós temos aí o exemplo do São Paulo, que foi surpreendido pelo Juventude, que também é da Série C. Vou entrar com os jogadores que estiverem cem por cento fisicamente. Os melhores possíveis. Temos que respeitar o adversário, e ir com a força máxima para conseguir um bom resultado”, disse Cuca, que não quis adiantar a equipe que deverá entrar em campo contra o Botafogo.