Ivo Marques
O Botafogo da Paraíba tenta nesta segunda-feira (4) a recuperação no Campeonato Brasileiro da Série C. O Belo enfrenta o Globo do Rio Grande do Norte, às 21h15, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A partida será válida pela oitava rodada da competição, e terá a arbitragem de um trio de São Paulo. O árbitro central será Rafael Gomes Félix da Silva, auxiliado por Daniel Luis Marques e Alex Ang Ribeiro.
Esta será a primeira vez que os dois clubes se enfrentam na Série C. O Belo tem 10 pontos, e até o início da rodada estava na quarta posição. Já o Globo está na lanterna do grupo A, com 7 pontos. Os dois times vêm de derrotas, o Botafogo para o líder Atlético Acreano, em Rio Branco, por 1 a 0, e o Globo para o Náutico, em São Lourenço da Mata-PE, por 2 a 0.
A partida inicialmente estava marcada para o Estádio Amigão, em Campina Grande, porque o Botafogo tinha sido punido pelo STJD, com duas partidas fora de João Pessoa, quando tivesse o mando de campo, em virtude dos incidentes ocorridos no jogo contra o Confiança, no início do mês, no Almeidão em João Pessoa. Mas, na última quarta-feira, o departamento jurídico do campeão paraibano conseguiu um efeito suspensivo, e a partida voltou para o Almeidão, como previa a tabela anteriormente.
Com o apoio da torcida, o Botafogo, que está entre os melhores do campeonato, é considerado favorito para esta partida, porém nem os jogadores nem a comissão técnica, querem saber de favoritismo. Todos encaram a partida com muita seriedade, e esperam um adversário muito difícil de ser batido.
Para este jogo, o técnico Leston Junior não vai poder contar com o zagueiro Walber, que tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo, e vai cumprir suspensão. Tudo indica que o substituto dele será Gladstone.
A provável escalação do Botafogo para enfrentar o Globo será Saulo, Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula e Carlos Renato; Jataí, Allan Dias (Rogério), Marcos Aurélio e Mazinho, Nando (Mário Sérgio) e Dico (Jobinho).
No Globo, a equipe tenta outra vez uma reação na competição. Após ganhar do líder Atlético Acreano, em Ceará Mirim, a equipe parecia que iria embalar, mas acabou perdendo no jogo seguinte para o Náutico, e terminou na lanterna do grupo A.
Para esta partida, o técnico Fernando Tonet deverá escalar a seguinte equipe para encarar o Belo: Camilo, Geovane, Victor, Jamerson e Diego; Galiardo, Vanger, Reinaldo (Erick) e Jean Natal; Romarinho e Alex Sandro (Max).