A primeira edição da Copa Maria Bonita, torneio de futebol feminino do Nordeste, inicia-se hoje e vai até o dia 11 de outubro. O jogo de abertura é entre Sport e Botafogo, na Arena Pernambuco, às 15h30. A competição reúne nove clubes da região em 14 partidas que ocorrem no estádio-sede da Copa do Mundo de 2014, em São Lourenço da Mata (PE).
Além de Sport e Botafogo, estão confirmados no certame, Bahia, Fortaleza, Atlético-PI, Sampaio Corrêa, ABC, Confiança-SE e CRB. Os jogos terão transmissão do Canal Goat, no YouTube, além de exibição na Globo Nordeste, SporTV e Globoplay. O torneio tem como objetivo potencializar a modalidade na região, trazendo os principais clubes dos estados nordestinos para uma sede única.
Representantes da Paraíba no certame, na primeira fase, as Belas terão, além do Sport, o ABC como adversário. Os três times estão no Grupo A da Copa Maria Bonita. O segundo confronto da equipe da Maravilha do Contorno será no sábado (4), às 15h30. Gleide Costa, treinadora da agremiação pessoense, falou sobre a preparação e o que espera do torneio, tendo já na estreia um rival do estado-sede.
“A nossa expectativa é das melhores, no sentido de que o Botafogo, mais uma vez, é o representante da Paraíba numa competição nacional. Isso mostra a nossa tradição. Estamos, sim, todas animadas. Falo enquanto comissão técnica, mas falo também como porta-voz do grupo”, destacou.
“A gente espera fazer um bom campeonato. Estamos muito felizes. É importante estarmos envolvidas num campeonato que apoia o futebol feminino. Podem ter certeza que nos preparamos para fazer uma boa competição”, completou Gleide, que também deve usar a Copa Maria Bonita como laboratório para o Campeonato Paraibano, previsto para se iniciar na segunda metade de outubro.
Regulamento
Os nove times dividem-se em três grupos de três equipes, que jogam em turno único, encarando apenas adversários da mesma chave. Na sequência, os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para a semifinal. Essa fase e a final serão disputadas em jogo único. Em caso de empate nos duelos do mata-mata, o vencedor será decidido na disputa de pênaltis.
Embaixadora
A ex-jogadora de futebol Formiga é a embaixadora da primeira edição da Copa Maria Bonita. Nascida em Salvador, ela é referência mundial na modalidade. O seu trabalho será reforçar, junto aos patrocinadores do torneio, o compromisso com a valorização futebol feminino e a criação de oportunidades para atletas da região nordestina.
Ao longo de sua trajetória, a ex-atleta acumulou recordes históricos, incluindo sete participações em Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, além de títulos de destaque no Brasil e no exterior. “O Nordeste possui talentos fortes e com possibilidade de destaque no futebol feminino nacional. É muito importante que as marcas façam seu papel de incentivar o esporte local. Eu entro feliz nessa parceria para trazer a maior visibilidade possível para a Copa Maria Bonita”, afirmou Formiga.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de outubro de 2025.