Ivo Marques
O Botafogo estreia hoje, às 17h45, na 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Expresso do Belo vai encarar o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, pelo grupo 9 da competição. A partida será no Estádio Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, e terá como árbitro central, Rodrigo Batista da Silva, auxiliado por Leonardo Lourenço Machiori e Gilberto Aparecido Romachelli. A partida será televisionada para todo o País, pelo canal fechado Sportv.
Esta será a sexta participação do Botafogo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. No ano passado, o clube conseguiu a melhor participação de um clube paraibano na competição, quando conseguiu se classificar para a segunda fase, num grupo que tinha como adversários o Corinthians-SP e Inter-SP. Se classificou juntamente com o Timão. Este ano, o Belo está no grupo 9, juntamente com o Vasco, adversário de hoje, além do São Carlos de São Paulo e do Rio Branco do Espírito Santo.
O ambiente no clube é muito bom para este jogo de estreia contra o Vasco da Gama. Apesar de reconhecer o favoritismo do clube carioca, o técnico Adriano Rodrigues está confiante numa boa apresentação da equipe, e na classificação para a próxima fase.
“Esta garotada já está entrosada, muitos deles já participaram no ano passado da competição, e são jogadores já experientes, apesar da pouca idade. Recentemente, ficamos entre as três melhores equipes da Copa Nordeste sub 20, e por muito pouco não chegamos à final. Fomos eliminados pelo time campeão. Então, acredito que a equipe tenha condições de fazer uma grande campanha na Copa São Paulo”, disse o treinador.
Alguns garotos da equipe botafoguense, além de já terem participado da Copa São Paulo de Futebol Júnior e de competições importantes, como a Copa do Nordeste Sub 20, também já estão treinando com o grupo principal do Botafogo. Este é o caso do zagueiro Walber, do lateral direito Anderson Cavalo e do meia Marquinhos.
No último amistoso de preparação para a Copa São Paulo, o Botafogo surpreendeu e venceu a equipe profissional do CSP. O clube levou para São Carlos, sede do grupo 9, uma delegação composta por 21 atletas. A equipe já está treinando em solo paulista desde o domingo. Além de fazer uma boa campanha no torneio, um dos objetivos do Botafogo na competição é conseguir negociar jogadores.
“Nós conseguimos chamar a atenção dos empresários para alguns jogadores nossos, no ano passado. O maior exemplo disto é o volante Djavan, que este ano deverá disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, pelo Avaí. Outros atletas deverão também, este ano, chamar a atenção dos empresários. É isto que nós esperamos, e esse é um dos objetivos da base. Revelar craques para o próprio clube, e também para ser uma fonte de recursos para o Botafogo”, disse o ex vice-presidente de esporte amador do Botafogo, Franco da Nóbrega, responsável pelo trabalho com esta garotada, e que mesmo tendo deixado o clube oficialmente, na semana passada, fez questão de acompanhar o grupo na estreia na Copinha, em São Carlos.
A provável escalação do Botafogo para enfrentar o Vasco é a seguinte: Sancler, Anderson Cavalo, Luís Alberto, Walber e Javan; João Pedro, Cleiton, Marquinhos e Caíque, Marcos Gauto e Alessandro.