Ivo Marques
O Botafogo começa, hoje à noite, a sua participação no Campeonato Brasileiro da Série C. O Belo enfrenta o Salgueiro na cidade do mesmo nome, no Sertão pernambucano. A partida está programada para as 20h30, no Estádio Cornélio de Barros. A arbitragem para esta partida será de um trio baiano. O árbitro central será Gleidson Santos Oliveira, auxiliado por Adailton José de Jesus Silva, e José Carlos Oliveira do Santos.
Se depender das estatísticas, o Botafogo não leva muita sorte contra o Salgueiro. Esta será a quinta vez que os dois times se enfrentam no Campeonato Brasileiro da Série C. Nas quatro partidas disputadas, até agora, o Belo ainda não venceu o time pernambucano. Em 2014, houve um empate em 2 a 2, em João Pessoa, e no jogo da volta, em Salgueiro, o time da casa venceu por 1 a 0. No ano passado, o Salgueiro venceu de novo, em Campina Grande por 2 a 1. E no jogo da volta, o time pernambucano atropelou o Belo, goleando por 4 a 1.
O técnico do Botafogo, Itamar Schulle, não está preocupado com estatísticas, e cita o exemplo do River, que também mantinha um tabu contra o Botafogo e foi derrotado. Mas ele admite que o time pernambucano é muito difícil de ser batido em casa. “Vamos enfrentar um grande time, que está reforçado, e acostumado a vencer grandes equipes no seu estádio. Mas o Botafogo está preparado, e os jogadores treinaram situações de jogo, que poderão enfrentar lá. Temos totais condições de fazer um bom jogo e sair de lá com um resultado que nos interessa”, disse o treinador.
O Belo viajou com alguns problemas. O ataque titular não pôde ir para Salgueiro. Muller e Carlinhos, ainda estão entregues ao departamento médico, desde o jogo violento contra o River, pela Copa do Brasil. Além deles, estão também em tratamento, o volante Val e o zagueiro Marcelo Xavier.
Itamar não revelou quem serão os substitutos, mas ele tem Warley, Jó Boy, Danielzinho e Pingo para o ataque. Para a posição de Marcelo, o provável substituto será Nildo. E para o lugar de Val, ele tem Gedeil, e vários outros volantes, para compor o meio campo. A provável escalação do Belo para esta partida será. Michel Alves, Ângelo, Plínio, Nildo e Jefferson Recife; Djavan, João Paulo, Gedeil e Marcinho, Pingo (Jó Boy) e Warley.
A grande novidade do Salgueiro para esta partida não vai entrar em campo, vai ficar na beirada dele. É o técnico Evandro Guimarães, que vai estrear, em substituição a Sérgio China, contratado pelo América de Natal. Além dele, o clube contratou, até o momento, quatro jogadores para esta Série C: o volante Maicon, os meias Rafael Carioca e Valdeir, e o atacante Tatu. No gol, segundo o diretor de futebol do clube, Carlos José de Araújo, Mondragon se recuperou de uma virose, e está concentrado com o restante do grupo. Caso ele não jogue, Luciano reassume a posição, após cinco meses.
“A expectativa da estreia sempre nos deixa mais tensos. É a tensão normal. Se você não tiver tensão, não tem preocupação. Mas o importante é que, de uma maneira ou de outra, nós conseguimos absorver pelas várias estreias que já tivemos. O importante é fazer uma boa estreia, uma boa competição e iniciarmos com o pé direito”, afirmou o técnico Evandro.