Notícias

Botafogo-PB já tem elenco para disputar o Paraibano de 2018

publicado: 18/10/2017 20h05, última modificação: 18/10/2017 20h22
2.jpg

O presidente do Botafogo, José Freire diz que também trabalha pelo engrandecimento do futebol paraibano em 2018 - Foto: Divulgação/FPF

tags: camepeonato paraibano , botafogo paraibano


Ivo Marques

"Se o Campeonato Paraibano começasse hoje, o Botafogo já teria um time pronto e com condições de ser campeão". A afirmação foi feita nesta quarta-feira (18) pelo presidente José Freire, ao ser indagado sobre as negociações para a formação do elenco da temporada 2018. Segundo ele, o time já tem atletas necessários para todos os setores de campo, mas o ciclo de contratações ainda não acabou.

"Nós estamos com a política de só divulgar os nomes após o registro no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Alguns atletas ainda têm contratos até o final deste mês com seus clubes e assim só poderão ser anunciados em novembro. Porém, o torcedor pode ficar tranquilo que estamos formando um grande time", disse José Freire.

Segundo ele, o Botafogo vai completar o elenco com a contratação de mais cinco atletas, sendo dois atacantes, dois zagueiros e um meia. "Olha, já temos os goleiros, os laterais esquerdo e direito, três zagueiros, quatro volantes, um meia e três atacantes, incluindo aí o Dico, que está emprestado ao Náutico. Estamos praticamente encerrando já o ciclo de contratações para o início da temporada. É um elenco de muita qualidade, escolhido por nossa diretoria, através do departamento de futebol e com a aprovação, além de algumas indicações, do treinador Leston Júnior", disse o presidente do Belo, acrescentando que a pré-temporada do clube deverá começar no início de dezembro.

José Freire disse que está muito triste com o movimento de vários clubes contra o Botafogo. Segundo ele, o clube não tem nenhuma intenção de prejudicar o futebol paraibano e sim ver o crescimento dele. "A posição do Botafogo em querer um campeonato mais curto não é apenas pensando no clube. Existe um calendário apertado, que no máximo conseguiremos umas 16 datas, e além do mais o Belo não quer mais ver o futebol paraibano sendo manchete nacional com repercussão negativa. Alguns clubes defendem um longo campeonato e não chega o terceiro mês de disputa e vemos jogadores passando necessidade e até fome. Isso porque os próprios dirigentes, que defendem um campeonato em vários meses, não honram os compromissos e atrasam os salários dos atletas", disse José Freire.

O dirigente disse que está provado que não se pode fazer um campeonato de pontos corridos e apoia qualquer sugestão para um campeonato que tenha 16 datas e seja rentável e satisfatório para todos os clubes.

"O Botafogo é um clube maduro, responsável e profissional. Não vai atrás de picuinha. Não importa de quem venha a sugestão. Se for a melhor, o Botafogo aprova. Um exemplo disso está na proposta do presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, que não tem uma relação amistosa com o Botafogo. Nós achamos muito boa a ideia dele dividir a competição em dois grupos de cinco. Um grupo enfrentando o outro, em um sistema de jogos de ida e volta, com semifinais e finais. Se não aparecer uma sugestão melhor, vamos aprovar essa que está muito bem feita", acrescentou.

O presidente acha que toda esta ira contra o Botafogo é o fato do clube hoje estar mais organizado do que os demais, e com uma mentalidade profissional. Os clubes, ao invés de procurar também se profissionalizar, ficam brigando por coisa pequena, com uma paixão de torcedor. Nós temos é que estar unidos, em prol do crescimento do futebol da Paraíba. Me dá uma tristeza enorme quando chego na CBF e vejo o nosso futebol bem atrás de outros estados pequenos, como Alagoas e Rio Grande do Norte. Temos que reagir e superá-los. E isso só é possível com os clubes paraibanos participando bem e avançando em competições nacionais", concluiu.