Próximo de virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Botafogo vive um grande momento na Série C e mais uma vez briga por uma vaga na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a equipe já está classificada para o quadrangular final e aguarda a definição dos seus adversários. De acordo com Alexandre Cavalcanti, ex-presidente e assessor jurídico do Belo, a mudança estatutária para clube empresa deve acontecer dentro de aproximadamente 40 dias.
“Está bem adiantado (a transformação em SAF). O Conselho Deliberativo já fez as modificações que eram necessárias no estatuto. E já foi aceita a proposta vinculante de venda do departamento de futebol do clube. Agora, a gente está no processo de elaboração de contratos e assinaturas. Então, acredito que nos próximos 40 dias, aproximadamente, deva ser iniciada uma nova história dentro do Botafogo”, afirmou Alexandre.
Otimismo
Dirigentes estão confiantes no acesso do Botafogo para as disputas do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão da temporada de 2025 diante da excelente campanha na primeira fase
Neste momento, o Botafogo é um dos favoritos a conquistar o acesso para a Série B. O ex-presidente da equipe comentou sobre o orgulho do trabalho feito para permitir que hoje o representante da Paraíba na competição nacional possa fazer um bom papel. Apesar dos recentes fracassos na busca pelo acesso, ele confia que o trabalho feito nos últimos anos renderá frutos em breve.
“O meu período como presidente foi muito difícil, era um pós-pandemia. Encontramos alguns problemas financeiros e foi um período em que tivemos que ter muita austeridade. Hoje, existem vários fatores que, somados, fazem com que fiquemos cada vez mais confiantes. [...] A gente vem aprendendo com os erros, aprendendo com as frustrações. Naturalmente, essas coisas nos dão experiência do que fazer e não fazer. A atual diretoria, tendo as experiências anteriores, passa a confiança de que esse acesso vai acontecer”, destacou o ex-dirigente alvinegro.
Pés no chão
Outro ex-presidente do Belo, Sergio Meira, comemora o bom momento do clube. Ele comentou sobre a campanha realizada pela a equipe na terceira divisão e sonha com o acesso do time alvinegro. “O Botafogo está num excelente momento, liderando a competição e contratando bons jogadores para o quadrangular decisivo”, disse.
“É importante ter muita cautela, não podemos entrar ‘no já ganhou’. Sabemos que o quadrangular trata-se de uma nova competição, onde todos começam em igualdade de condições. O treinador Evaristo Piza tem vasta experiência neste modelo de competição, e torço para que o acesso à Série B se concretize sob o comando dele (Piza)”, complementou.
Próximo jogo
O técnico Evaristo Piza já começou a preparar a equipe para o duelo contra a Ferroviária, pela última rodada da primeira fase da Terceira Divisão. A partida será no próximo sábado (24), às 17h, no Estádio Almeidão. Com 38 pontos, o Alvinegro da Estrela Vermelha confirma a primeira colocação, em caso de vitória.
Para encarar a Ferroviária, Piza terá os retornos do goleiro Dalton e do atacante Joãozinho, que cumpriram suspensão na última rodada. As baixas certas são o goleiro Wallace e o centroavante Jô, que levaram o terceiro cartão amarelo contra o Tombense. Os treinos da semana tiveram outras novidades, alguns atletas que estavam no departamento médico foram completamente integrados ao elenco e estão à disposição do treinador. São os casos dos volantes Lídio e Thallyson, do lateral-esquerdo Evandro e do atacante Pipico.
As atividades também contaram com a presença do zagueiro Romércio, que já vinha trabalhando com os atletas não relacionados desde a última segunda-feira (20). Sem restrições, o atleta participa dos treinos normalmente. Ele foi o último reforço anunciado pelo Botafogo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de agosto de 2024.