Notícias

Botafogo se prepara para enfrentar o Boa Esporte pelas quartas do Brasileirão

publicado: 20/09/2016 00h05, última modificação: 20/09/2016 08h30
Belo.jpg

O Botafogo teve uma grande atuação no domingo passado, mesmo empatando sem gols com o Fortaleza, no Estádio Almeidão - Foto: Site/Botafogo da Paraíba

tags: Botafogo , Campeonato Brasileiro da Série C


Ivo Marques

Uma sensação de dever cumprido, e uma grande esperança de chegar a Série B. Foi assim que o elenco do Botafogo se apresentou ontem na Maravilha do Contorno, após o empate em 0 a 0 com o Fortaleza, que garantiu a classificação do clube, pela primeira vez, para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C. Para o técnico Itamar, o empate contra o Fortaleza teve sabor de vitória, mesmo com a equipe adversária tendo jogado com os reservas, e no Almeidão.

“O empate teve sabor de vitória, porque conseguimos o nosso objetivo que era a classificação. Além do mais, fomos melhores durante toda a partida, criamos inúmeras chances de gols, e só não vencemos, graças a grande atuação do goleiro deles. Eles só chegaram lá em jogadas de bola parada, no primeiro tempo”, argumentou Itamar.

Com o resultado, o Botafogo terminou a fase de classificação como o terceiro colocado do Grupo A, com 28 pontos, em 18 jogos, com 7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. O Belo marcou 19 gols e sofreu 13. Teve um aproveitamento total de 51 por cento dos pontos disputados. Nas quartas de final, o Botafogo vai enfrentar o Boa Esporte de Minas Gerais, que foi o segundo colocado, do Grupo A, com 35 pontos. O time de Minas Gerais terá a vantagem de decidir o título em casa, na segunda partida entre as duas equipes. O primeiro jogo deverá ser no dia 1 de outubro, em João Pessoa, e o segundo, no dia 9 de outubro, em Varjinha, Minas Gerais.

Boa Esporte

Pouco conhecido ainda no cenário Nacional, o Boa Esporte, na verdade, não é tão novo. O clube foi fundado em 1947, na cidade mineira de Ituiutaba, como Associação Esportiva Ituiutaba. O clube passou a ser profissional em 1998. Em 2011, tornou-se um time de empresários e mudou-se para a cidade de Varginha, ganhando o nome de Boa Esporte, em homenagem ao primeiro nome do clube, que se chamava Boa Vontade Esporte Clube.

De lá para cá, a equipe cresceu, e chegou a disputar a Série B, por dois anos consecutivos. Em 2014, fez a melhor campanha, ficando na sexta posição geral, e em terceiro no Campeonato Mineiro. No ano passado, a equipe ficou em sétimo lugar no Campeonato Mineiro, mas em décimo nono lugar na Série B, quando acabou sendo rebaixado para a Série C.

Este ano, o Boa terminou em décimo segundo lugar no Campeonato Mineiro, e agora, em segundo lugar no Campeonato Brasileiro da Série C, fase de classificação, Grupo B. Nos 18 jogos que disputou, ganhou 10, empatou 5, e perdeu apenas 3. Marcou 28 gols e levou 10. O clube teve 64 por cento de aproveitamento na competição.

Copa do Brasil

Mesmo com a classificação para as quartas de final, comemoração na Maravilha do Contorno, só para os torcedores do Belo. Os jogadores já estão focados no jogo contra o Palmeiras, amanhã, no Almeidão, na segunda e decisiva partida, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O time paulista venceu a primeira partida disputada em São Paulo, por 3 a 0, e tem a vantagem de poder perder até por dois gols de diferença, para eliminar o time paraibano. O técnico Itamar Schulle ainda não sabe se escalará a força máxima, ou se poupará alguns jogadores para os jogos contra o Boa Esporte.