Notícias

Botafogo-PB viaja na esperança de quebrar tabu em Salgueiro

publicado: 13/04/2018 00h05, última modificação: 13/04/2018 10h35

tags: botafogo , esporte , Belo


Ivo Marques

O Botafogo da Paraíba embarca nesta sexta feira (13) para Salgueiro, no Sertão pernambucano, para estrear no próximo domingo na sua quinta participação no Campeonato Brasileiro da Série C. O sonho de chegar à segunda divisão do futebol brasileiro continua cada vez mais forte no clube, que vem se estruturando nos últimos anos, e com exceção do ano passado, quando quase foi rebaixado e ficou na décima quinta colocação geral, nos outros anos teve uma participação mediana, sempre entre os 12 primeiros colocados. 

A melhor participação do Belo na competição aconteceu em 2016, quando a equipe se classificou para a segunda fase da competição e por muito pouco não conseguiu ficar entre os quatro clubes que subiram para a Série B. O bicampeão paraibano foi eliminado pelo Boa Esporte, ao perder por 1 a 0, com um gol marcado já nos acréscimos. Neste ano, a sua colocação geral foi o 7º lugar.

Os números mostram que o Belo tem de melhorar muito para chegar entre os 4 primeiros colocados da Série C, e assim conseguir a vaga para a Série B de 2019. Apesar de só ter corrido risco de rebaixamento no ano passado, a participação no geral, com exceção de 2016, está longe de ser considerada excelente. Das 74 partidas que disputou, o time perdeu mais do que venceu. Ao todo, foram apenas 25 vitórias, contra 26 derrotas e 23 empates.

Agora com um time teoricamente mais forte e uma comissão técnica experiente, o torcedor do Belo deposita muitas esperanças, que este será o ano da ascensão para a Série B. O primeiro desafio será o de quebrar um tabu logo na estreia. O Botafogo nunca venceu ou empatou, com o Salgueiro, jogando no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE. Em quatro jogos foram quatro derrotas. Teve até uma goleada de 4 a 1.

O Belo passa o dia na estrada hoje chegando à noite em Salgueiro. Lá, a equipe fará amanhã um treino recreativo como última atividade antes da partida de domingo, às 16 horas. A CBF já divulgou o trio de arbitragem para esta partida. O árbitro central será Denis da Silva Ribeiro Serafim, auxiliado por Rondinelle dos Santos Tavares e Wagner José da Silva, todos de Alagoas.

Reforços

Depois da chegada dos zagueiros Adalberto e Junior Lopes, o Belo deve anunciar a qualquer momento mais contratações. A diretoria está negociando com dois atacantes de beirada e um centralizado, além de um meia avançado. Os nomes só serão divulgados, após a assinatura dos contratos. Por outro lado, o clube já anunciou a saída de 5 atletas. Os atacantes Marlon, Rafael Castro e Thiaguinho, o goleiro João Manoel e o zagueiro André Santos.

Paraibano em xeque

Apesar do otimismo para a estreia na Série C do Brasileirão, a suspeita de envolvimento do Botafogo-PB na Operação Cartola, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra dirigentes do clube por suposta participação em esquema de manipulação de resultados no futebol paraibano tem afetado o clima na Maravilha do Contorno. Dirigentes dos clubes não citados na lista divulgada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público contestam o resultado do Campeonato Paraibano de 2018. 

registrado em: , ,