A eliminação do Botafogo na Série C do Campeonato Brasileiro encerrou a participação dos clubes paraibanos nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Diante do Anápolis, pela Terceira Divisão, no último sábado (30), o Belo ainda tinha chances de classificação para o quadrangular do acesso. No entanto, com a derrota, por 2 a 0, além dos outros resultados, o clube ficou sem calendário para o restante do ano. Agora, serão quase cinco meses sem atuar.
Evaristo Piza fez uma análise da sua quarta passagem pelo clube, destacando êxito no principal objetivo do seu retorno. “A gente sabia da luta. E não foi fácil. Foram oito jogos pesados. Dentro do que a gente tinha como planejamento, de ajudar na manutenção da equipe, acho que foi positivo. Conseguimos o primeiro objetivo antes da última rodada [não cair]. Os resultados geraram a expectativa e o sonho de ainda conquistar a classificação”, ressaltou o treinador.
“Tenho que agradecer ao grupo de atletas e à diretoria, que nos proporcionou situações para que esse objetivo fosse atingido [manutenção na Série C]. Agradecer aos torcedores que acreditaram mais uma vez no nosso trabalho. Agora, é pensar na sequência, no futuro”, completou Piza.
Com o fim da fase classificatória, o Botafogo encerrou sua participação na Terceira Divisão na 13a posição, com 23 pontos. A equipe registrou seis vitórias, cinco empates e oito derrotas. Além disso, teve um aproveitamento de apenas 40%.
“Em alguns erros cometidos, eu não estava presente, então é difícil julgar a temporada toda. Eu posso falar das últimas oito rodadas, desde julho. Eu encontrei uma situação de desequilíbrio, desconfiança e insegurança. A gente não só teve que resgatar a equipe tecnicamente e taticamente, mas também a questão da autoestima, resgatar pessoas, os seres humanos. Conseguimos nos organizar, dar confiança. E esses mesmos jogadores trouxeram os resultados que manteve a equipe dentro da competição”, comentou Evaristo Piza.
Fracasso em 2025
Depois do fracasso na atual temporada, o investidor da Belo SAF, Fillipe Félix, divulgou um post em suas redes sociais responsabilizando-se pela campanha desastrosa em 2025. Ele também prometeu um cenário melhor para o próximo ano.
“Infelizmente, não conseguimos a classificação. Reconheço que erros foram cometidos durante o processo de transição e o tempo para corrigir foi curto. Assumo, diante de todos, a total responsabilidade pelos resultados. O 2026 começa amanhã. Vamos construir um projeto sólido, com grande investimento e um elenco preparado para lutar por cada objetivo. O nosso destino é a Série B, e é para isso que já estamos trabalhando”, declarou.
Foco em 2026
Em 2025, os outros representantes do futebol paraibano em competições nacionais eram Treze e Sousa, que acabaram não passando da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D. Para 2026, além do Botafogo, que irá para sua 13a participação consecutiva na Série C, o Dino e o Serra Branca completam o trio de clubes em torneios da CBF. Esses dois últimos jogarão a Quarta Divisão. Cabe ressaltar que Belo e Sousa estarão na Copa do Brasil do próximo ano.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de setembro de 2025.