Notícias

Brasil deslancha no segundo tempo e vence os russos

publicado: 23/03/2018 22h05, última modificação: 23/03/2018 22h07
2.jpg

Philippe Coutinho, de pênalti, fez o segundo gol da Seleção Brasileira e saiu vibrando acompanhado de Daniel Alves - Foto: Globo.com

tags: brasil , rússia , futebol


Globo.com

Os mesmos jogadores, atitudes e posicionamentos diferentes. O Brasil não fez substituições no intervalo, mas voltou para o segundo tempo com outra cara e bateu a Rússia por 3 a 0 no Luzhniki, palco da final da Copa do Mundo, em Moscou. Coutinho, discreto na etapa inicial, se posicionou mais adiantado, perto dos atacantes. A seleção ganhou velocidade e definiu a vitória nesta sexta-feira (23) com três gols em 13 minutos. Miranda, Coutinho e Paulinho marcaram.

No primeiro tempo a Rússia foi mais rápida nas movimentações ofensivas, embora as propostas de jogo ajudem a explicar. Fizeram falta ao Brasil os lances individuais de Neymar – apesar dos excessos – para quebrar as linhas de marcação. A seleção chegou à área sempre com pouca gente, e por isso as finalizações não levaram tanto perigo a Akinfeev. Os anfitriões, com boa pressão na saída de bola brasileira, tiveram sua melhor chance quando Daniel Alves perdeu bola no meio-campo e Alisson espalmou a finalização de Smolov.

Segundo tempo

Uma arrancada de Douglas Costa, dribles de Willian e Coutinho, toques com jogadores mais próximos. Em poucos minutos viu-se em campo um Brasil com mais cara de Brasil, vertical e de boa movimentação. Miranda abriu o placar após rebote de Akinfeev em cabeçada de Thiago Silva. Coutinho aumentou num pênalti sofrido por Paulinho e o próprio volante aumentou de cabeça. Ele já havia perdido outras duas chances incríveis. A vantagem desestabilizou os sistemas táticos e abriu o campo. O Brasil, inclusive, concedeu chances de gol que não serão admissíveis na Copa do Mundo.

A Rússia jogou como Tite queria, com uma linha defensiva de cinco homens, e o Brasil tentou usar como antídoto os pontas Willian e Douglas Costa bem abertos para espaçar esses adversários. Até conseguiu, mas o meio-campo recuado demais atrapalhou no primeiro tempo. Depois, com Coutinho adiantado, os gols saíram e a Rússia mudou a maneira de atuar. Na terça-feira (27), o Brasil enfrentará a Alemanha, em Berlim. A Rússia voltará a jogar em casa neste mesmo dia, só que em São Petersburgo contra a França.

Paulinho marcou seu sétimo gol pela Seleção Brasileira sob o comando de Tite, e empatou com Neymar. Ambos estão atrás de Gabriel Jesus, que tem oito. Tite adora esse verbo, se nega a falar em testes, mas neste amistoso contra a Rússia os garantidos na Copa do Mundo jogaram por muito mais tempo. Entre os que ainda brigam por vaga, casos de Geromel, Talisca e Willian José, só entraram Fred, Taison e Fagner a menos de 10 minutos do fim.

Ficha técnica

A Rússia utilizou os seguintes jogadores: Akinfeev; Kutepov, Granat, Kudryashov, Samedov (Smolnikov), Glushakov (Anton Miranchuk), Zobnin (Erokhin), Golovin, Kombarov (Zhirkov), Aleksey Miranchuk (Dzagoev), Smolov (Zabolotnyi). Técnico: Stanislav Cherchesov. Já o técnico Tite realizou seis modificações: Alisson; Daniel Alves (Fagner), Thiago Silva, Miranda (Pedro Geromel), Marcelo, Casemiro, Willian (Taison), Paulinho (Renato Augusto), Philippe Coutinho (Fred), Douglas Costa, Gabriel Jesus (Roberto Firmino).

Apesar da goleada por 3 a 0, a Seleção Brasileira teve uma atuação apagada nos primeiros 45 minutos. A única boa chance saiu logo no início, após lançamento de Daniel Alves e chute de Gabriel Jesus que parou em Akinfeev. De resto, o Brasil até teve a posse de bola. Mas encontrou problemas para furar a linha de cinco defensores da Rússia. Os donos da casa demoraram a criar uma chance. Só finalizaram pela primeira vez aos 28 minutos. Mas depois disso aproveitaram erros da seleção e quase abriram o placar com Miranchuk.