Notícias

no ronaldão

Brasileiro reúne 1.280 judocas em JP

publicado: 03/10/2025 09h46, última modificação: 03/10/2025 09h46
Atletas de 26 estados e do Distrito Federal participam da competição nas categorias Sub-13 e Sub-15, no Ginásio Ronaldão
Campeonato Brasileiro de Judô_F. Evandro (13).JPG

Os combates tiveram início, na manhã de ontem, e vão até o próximo domingo, no Ronaldão | Fotos: Evandro Pereira

por Camilla Barbosa*

O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15, principal evento nacional da modalidade a ser realizado neste ano na Paraíba, foi iniciado ontem. A competição, que está acontecendo no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, se estenderá até o próximo domingo (5).

Ao todo, 1.280 atletas, advindos dos 26 estados e do Distrito Federal, competirão no evento organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Na cerimônia de abertura, realizada na manhã de ontem, estiveram presentes diversas lideranças nacionais e locais ligadas ao esporte.

O presidente da CBJ, Paulo Wanderley, elogiou a estrutura organizada para a competição. “Está sendo um espetáculo muito bem organizado. Fomos muito bem recebidos. As delegações foram muito bem recebidas. O visual aqui do ginásio está uma maravilha, uma coisa de evento internacional. O ginásio é um espetáculo, e a programação visual também foi muito bem elaborada. A área de competição é muito bonita, a criançada vai adorar isso aqui. É um grande evento, o maior em termos de quantitativo de atletas, então é uma competição completa. Temos bastantes acompanhantes, pais assistindo às disputas. Está de parabéns o Governo do Estado, está de parabéns a Secretaria de Esportes do Estado, através do secretário Lindolfo, que está fazendo um trabalho maravilhoso”, disse.

Já o secretário de Esportes, Juventude e Lazer do Estado, Lindolfo Pires, destacou o caráter abrangente da edição em solo paraibano. “É a maior competição de judô do Brasil, promovida pela CBJ, com apoio da Federação Paraibana de Judô e da Secretaria de Esporte do Governo do Estado, com mais de 1.200 atletas, inscritos de todos os estados da Federação. É a primeira vez que um campeonato reúne todos os estados, então isso é mérito do Estado da Paraíba e, acima de tudo, mostra a credibilidade que a Paraíba hoje tem no esporte brasileiro”, declarou. 

Atletas representando as delegações que participam do Campeonato Brasileiro de Judô durante a cerimônia de abertura

O coordenador da Seleção Paraibana, João Neto, por sua vez, projetou uma participação vitoriosa do time local, sobretudo por causa da consistente preparação realizada. “A Paraíba recebe esse evento com muita alegria, com muito entusiasmo, haja vista que a gente vem se preparando desde o início do ano, sabendo que ele ia acontecer aqui em João Pessoa. É um evento classificatório para campeonatos pan-americanos e sul-americanos. Nesses últimos 20 anos, a Paraíba nunca se preparou tão bem para essa competição, então as expectativas são das melhores. Temos atletas com chances reais de subir ao pódio, e aí, quem sabe, mais uma vez, a Paraíba estará no cenário internacional, junto com a Seleção Brasileira”, afirmou o técnico.

Um dos destaques do conjunto paraibano e esperança de medalhas é a judoca Alice Silva. “Aos 14 anos, ela foi classificada para os Jogos da Juventude, que é uma competição de 14 a 16 anos, e teve uma ótima participação lá; está classificada também para os Jogos Escolares que vão acontecer agora, em Uberlândia; além disso, foi campeã em todas as competições que participou desse ano, então é uma atleta que chega muito forte e com grande esperança de um pódio para a Paraíba”, ponderou João Neto.

Visitantes

O estado do Pará está sendo representado por 30 atletas. O coordenador técnico da Federação Paraense de Judô (FPaju), Davi Martins, diz-se confiante em relação ao desempenho dos judocas treinados por ele e sua equipe.

“Esses atletas foram participar de uma seletiva para estarem aqui, foram classificados, entraram num processo de empenho de treinamento lá no Pará e, para essa competição, estão divididos nas categorias Sub-13 e Sub-15. A gente está esperando uma boa representação dos nossos atletas para que eles tenham um desenvolvimento melhor na competição e sejam agraciados com a vitória”, pontua.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de Outubro de 2025.