Notícias

Brejo do Cruz decide vaga às finais da Liga Nordeste

publicado: 17/11/2017 19h05, última modificação: 17/11/2017 19h09
2.jpg

Na primeira semifinal, disputada em Pernambuco, o Brejo do Cruz venceu por 5 a 2, e agora está em vantagem - Foto: Vital Florêncio

tags: brejo da cruz , ligas nordeste , finais


Wellington Sérgio

O ginásio Andrezão, em São Bento, interior paraibano, deve receber um grande público, neste domingo (19), às 11h, para prestigiar o jogo de volta entre o Brejo do Cruz e Assec/Garapa-PE, pelas semifinais da Liga do Nordeste de Futsal. No primeiro confronto entre as duas equipes, o representante paraibano aplicou uma goleada de 5 a 2 nos pernambucanos, no ginásio do Sesc, em Petrolina-PE. Com o resultado, o Brejo do Cruz pode até perder por diferença de dois gols que se garante na final da disputa.

O vencedor terá pela frente o Horizonte-CE ou Crac-PI na final da competição. A expectativa dos dirigentes paraibanos é que a pressão fará a diferença para superar o Assec/Garapa, que vai para o tudo ou nada em busca de surpreender o concorrente. Para o presidente do clube paraibano, Diego Dutra, a expectativa é a melhor possível para vencer novamente o desafio. Segundo ele, não se fala em outra coisa na região, mas incentivar a equipe paraibana na corrida pelo título.

“Iremos esquentar ainda mais a temperatura com um grande público para empurrar o time em busca da vaga na final. Deveremos lotar as dependências do ginásio e prestigiar o futsal da Paraíba em mais um desafio’, frisou. Dentro da quadra, o treinador Allysson Belém alerta aos atletas que ainda não tem nada ganho e que o foco, empenho e dedicação para ganhar farão a diferença no confronto. Ele reconhece as qualidades do adversário e deseja que os atletas estejam preparados para buscar a vaga na final. “Jogo se define na quadra e não vamos menosprezar o adversário que tem uma equipe forte. Quero os atletas focados e jogando para ganhar novamente em nossos domínios com o apoio da torcida”.

Um dos destaques da equipe paraibana, Cleverton Fernandes, mantém a cautela e convoca a grande torcida do Brejo do Cruz para fazer um verdadeiro “caldeirão”, visando vencer os pernambucanos. “O incentivo e apoio dos paraibanos é de fundamental importância para levantar a moral do time da casa. Se cada um fizer a sua parte sairemos da quadra com a vaga garantida na decisão”, observou.

Referência do futsal no Sertão

Quando se fala que a Paraíba tem talentos em todos os esportes o fato é real. Um dos municípios mais antigos do estado, Brejo do Cruz, localizado no Sertão paraibano, que tem aproximadamente 14 mil habitantes e terra do cantor e compositor Zé Ramalho, está na melhor fase do futsal. Fundado em 10 de outubro de 2009, o time do Brejo do Cruz Esporte Clube é uma realidade e referência que vem surpreendendo grandes e tradicionais clubes do Estado.

Tudo começou com a decisão de João Marajá, fundador e vice-presidente do time, que percebeu a existência de bons valores na cidade e região que poderiam ser aproveitados. Após colocar a ideia em prática, o dirigente montou a diretoria, com Diego Dutra na presidência da equipe sertaneja, juntamente com Clementino Linhares (secretário), Neide Dutra (diretora de Marketing), Petrônio Filgueiras (Patrimônio), José Carlos e Alcivam Evangelista (Conselho Fiscal), Edna Lima e Alexandro Garcia (Conselho Deliberativo). A comissão técnica é formada por Allysson Belém (técnico) e Flávio Pereira, mais conhecido como Tubarão (auxiliar).

“A ideia teve boa receptividade dos desportistas e de seus familiares da cidade que começaram a incentivar o esporte, prestigiando os jogos. Foi criada até a Torcida Organizada Raça Brejodocruzense que fez camisas e até músicas para a equipe”, disse. De acordo com João Marajá, a maioria do elenco é formado por atletas do município, com algumas atletas de outras regiões da Paraíba. Fazem parte do grupo: Cleverton Fernandes, Clementino Linhares, Halejandro José, Gil Catolé, Marwin Dutra, Edwagner Rômulo (Vaguinho), Geovani, Wessinho, Leonardo Catolé, Junior Leãozinho, Douglas Mendes, Thierry Muggler, Adrianinho, André Messias , Andinho Caicó e Rafael Lima.

O clube tem o patrocínio da prefeitura local e várias empresas do município. “Graças a Deus temos apoios importantes que colaboram para o fortalecimento do clube. A valorização da prata da casa é fundamental para incentivar outros atletas que queiram participar da equipe”, disse o dirigente. Com relação a títulos, o Brejo do Cruz obteve três títulos paraibanos (2014, 2015 e 2017), e já participou de sete finais do estadual, campeão da Copa União do Rio do Peixe (2014), além das disputas interestaduais com clubes do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. "Acredito que estamos no caminho certo, onde em pouco tempo conseguimos títulos importantes e experiência para os desafios no futuro. O importante é que estamos sendo reconhecidos pelo trabalho que estamos realizando e conseguindo espaços importantes no futsal da Paraíba”, observou João.

Com relação à boa campanha da equipe na Liga do Nordeste de Futsal - a equipe joga no ginásio Andrezão, no município de São Bento, por causa das dimensões oficiais - o presidente Diego Dutra, destacou a postura, união, determinação e motivação do grupo para dignificar o esporte paraibano. Alguns atletas deixaram o time, como Artur e Márcio, que estão atuando em Tocantins, além de Geniglê, que joga na Lituânia. “É fruto do trabalho que estamos realizando e conseguindo despertar o interesse de outras equipes do país e do exterior. A Paraíba tem talentos e estamos apostando na prata da casa”, disse.

Trabalho elogiado por técnicos

Para o treinador do Brejo do Cruz, Allysson Belém, a valorização e o apoio que o clube passa para os novos atletas é essencial para que a equipe monte um grupo qualificado. Segundo ele, todos bons jogadores da cidade e região passam pela avaliação da comissão técnica, que busca diariamente aqueles que querem uma oportunidade para mostrar que tem condições. “Nosso futsal sempre foi rico em talentos e temos que dar chance a esta gama de atletas que buscam a oportunidade para jogar. Em Brejo do Cruz só não joga quem não quiser, já que as oportunidades são várias e estamos abertos para receber os bons valores”, avaliou.

De acordo com Allysson, não existe segredo para o sucesso na equipe sertaneja, onde o gostar e querer se firmar no futsal são fundamentos indispensáveis para fazer parte do grupo. “Alerto aos jogadores que cada jogo para o Brejo é uma decisão na busca dos títulos. Se ganhar é mérito para todos, caso perca, vamos corrigir os erros para os próximos desafios”, disse o treinador do time sertanejo. Experiente e conhecedor profundo do futsal da Paraíba o técnico da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef), Paulo Mendonça, falou do bom momento que passa a equipe sertaneja e o trabalho realizado pelos dirigentes.

“É um exemplo para quem lida no futsal saber que uma equipe do Sertão paraibano vem se desatacando e buscando o espaço merecido. Quero parabenizar a todos que fazem o Brejo do Cruz pelo incentivo e apoio aos atletas da região”, avaliou Paulinho. Mazureik Maciel, treinador do Esporte Clube Cabo Branco Sub-11, enfatizou que o trabalho que é feito com as divisões de base e o apoio a prata da casa podem fazer a diferença na hora de montar a equipe. “O futsal da Paraíba é muito bom, com atletas que são trabalhados e avaliados por uma comissão. Gosto do trabalho do Brejo do Cruz que mesmo distante da capital tem se destacado no esporte paraibano”, observou o ex-goleiro.

O presidente da Federação Paraibana de Futsal (FPFS), Bosco Crispim, frisou que está orgulhoso com um time que tem representado com abnegação o esporte, conseguindo superar até os adversários tradicionais. Na avaliação do dirigente um exemplo de organização, superação e motivação para fechar o ano com chave de ouro no trabalho que vem realizando nos últimos anos. “Fico feliz quando um time do interior paraibano está em ascensão e tem todas as condições para se tornar outra referência no esporte da terra. Torço que outras equipes se espelhem no trabalho desenvolvido pelo Brejo do Cruz”, frisou.