O Diário Oficial do Estado publicou, na edição de sábado (19), decreto assinado pelo governador João Azevêdo, instituindo a criação da Calçada da Fama do Esporte Paraibano com o objetivo de homenagear atletas, ex-atletas, técnicos e ex-técnicos e profissionais que atuam e/ou atuaram diretamente com o desporto e paradesporto da Paraíba.
De acordo com o decreto, a calçada da fama será constituída nas dependências internas da Vila Olímpica Parayba, entre o parque aquático e as lanchonetes. A escolha dos nomes homenageados compete aos membros da Comissão de Avaliação, instituída pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
No decreto, fica determinado que os nomes indicados deverão preencher pelo menos um dos seguintes requisitos:
• Conquista nacional ou internacional que confira respectivamente o título de campeão brasileiro ou mundial;
• Conquista de medalha olímpica;
• Conquista de medalha paralímpica;
• Ser considerado individualmente o melhor do mundo por sua federação e/ou confederação a que seja filiado;
• Notório envolvimento e/ou relevante serviço prestado ao esporte paraibano.
Além dos requisitos, deverá ser observado o comportamento do homenageado quanto à lisura durante sua carreira esportiva, bem como conduta social ilibada.
Na inauguração da Calçada da Fama, serão homenageadas 30 personalidades. Os nomes contemplados na Calçada da Fama do Esporte Paraibano serão divulgados no site do Governo do Estado e no Diário Oficial do Estado.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de outubro de 2024.