O Campeonato Paraibano de Skateboard 2025 será realizado amanhã, no Miramar Skatepark, em Cabedelo, a partir das 8h. A competição, que é organizada pela Federação Paraibana de Skateboard (PB Skateboard) com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), reunirá atletas locais e de estados circunvizinhos.
De acordo com o regulamento divulgado, o evento será disputado em diferentes fases, com formato específico para cada categoria. As classes mirim, feminino, iniciante e master não terão etapas eliminatórias e avançam diretamente para a final, na qual cada competidor terá duas voltas de 45 segundos, sendo considerada apenas a melhor performance para efeito de pontoação.
Na categoria Amador, a disputa começa pela semifinal, também com duas voltas de 45 segundos por atleta, valendo o melhor desempenho. Os oito melhores classificados garantem vaga na final, que segue o mesmo formato: duas voltas de 45 segundos, com o resultado definido pela melhor volta registrada.
A programação inicia-se com os treinos livres, de 8h às 9h. Em seguida, vêm as disputas das categorias mirim (9h-9h35), iniciante (9h30-10h45), feminino (14h-14h10), master (15h-15h40) e amador (14h-14h55 e retorna às 16h40, com a final).
O presidente da PB Skateboard, Jason Alexander, comentou sobre a importância do campeonato, além de destacar as expectativas para a edição deste ano e o nível técnica.
“O Campeonato Paraibano de Skate é o principal evento de estado, no qual a gente revela os campeões estaduais nas categorias mirim, feminino, iniciante, master e amador. A expectativa é muito boa, porque a pista de Cabedelo é uma pista nova, proporciona, tecnicamente, que os skatistas possam executar manobras mais técnicas, aproveitando bem o espaço. Tem várias alturas, tem obstáculos, então, facilita também para os iniciantes, para a categoria mirim e até para o feminino; para aqueles mais experientes, eles conseguem utilizar bem, fazendo manobras mais difíceis”, explica ele.
O dirigente ainda ressalta a vinda de atletas de diferentes regiões do estado e de fora da Paraíba. “A participação de atletas de outros estados sempre ocorre, principalmente, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, assim como os skatistas desde o Sertão até o nosso Litoral, representantes do Brejo, como Bananeiras, do Agreste, de Campina Grande, enfim, todo mundo estimulado para esse grande evento”, aponta Jason.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de dezembro de 2025.