O Campeonato Paraibano Feminino já tem formato de disputa e tabela básica definidos. Na última sexta-feira (3), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou que o torneio começará no dia 25 de outubro, tendo 10 equipes participantes. Mixto, Botafogo, Fluminense, Kashima, Marretinha, Spartax, Guará, Liga de Guarabira, Serrano e Picuiense são as agremiações envolvidas no certame.
O Campeonato será disputado em três fases. Na primeira, os clubes estão distribuídos em dois grupos, com cinco equipes cada um, que se enfrentam dentro da própria chave, no sistema de pontos corridos, em jogos somente de ida. Ao fim dessa fase, os dois melhores de cada grupo classificam-se para a semifinal.
As 10 equipes estão dispostas da seguinte forma nos grupos: no A, encontram-se Mixto, Fluminense, Marretinha, Guará e Serrano; enquanto Botafogo, Kashima, Spartax, Liga de Guarabira e Picuiense participam do Grupo B.
Na semifinal, as quatro equipes duelarão em um sistema eliminatório em jogos de ida e volta, com os primeiros colocados de cada uma das chaves na fase anterior realizando o segundo confronto como mandantes. As partidas colocam frente a frente o primeiro lugar do Grupo A contra o segundo do Grupo B e o primeiro time do B contra o segundo do A. Em caso de empate no agregado, os finalistas serão definidos nas penalidades máximas. A grande decisão ocorrerá em partida única, para a qual a FPF definirá o mando de campo. Se houver empate no duelo derradeiro, por meio dos pênaltis será conhecido o campeão.
Quem ganhar o Campeonato Paraibano Feminino 2025 terá vaga assegurada no Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2026 e na Copa do Brasil Feminina 2026. Caso haja a liberação de mais vagas para essas duas competições nacionais, a vaga pertencerá à equipe imediatamente melhor classificada e, assim, sucessivamente.
Tabela
A primeira rodada da competição terá confrontos entre Fluminense e Serrano, Marretinha e Guará, Liga de Guarabira e Kashima, além de Spartax e Botafogo. Na edição de 2024, o Mixto venceu as Belas na grande final, no Estádio Almeidão, por 5 a 2. Com o resultado, o Tigre foi bicampeão, já que havia vencido o campeonato também em 2023.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de Outubro de 2025.