Geraldo Varela
O Campeonato Paraibano de 2016 começa como nos anos anteriores, resguardado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será assinado hoje às 10 horas na sede do Ministério Público e terá validade para as rodadas do dia 30 de janeiro, 2 e 6 de fevereiro. Todos os estádios terá a sua capacidade reduzida de público nestas três rodadas.
A decisão saiu após uma vistoria realizada ontem pela manhã no Estádio Almeidão com a presença dos membros da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios formada pelo Ministério Público, CREA, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A inspeção também foi acompanhada pelo presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, e o secretário executivo da Sejel, José Marco. O Dr. Valberto Lira, presidente da Comissão, disse que a liberação para as três rodadas iniciais está sendo feita de comum acordo com os demais membros para que os clubes e nem torcedores sejam prejudicados, lembrando que já recebeu laudos de engenharia dos Estádios Almeidão, Amigão, Perpetão e José Cavalcante.
“Vamos liberar sim, mas com capacidade reduzida de público já que os demais laudos serão feitos nos próximos dias pelos órgãos competentes”, disse.
Em relação ao Almeidão já existe uma determinação prévia de liberação para apenas 9 mil pagantes e a grande preocupação dos órgãos de segurança está relacionada com as obras do viaduto do Geisel, mas Valberto Lira disse que medidas serão tomadas para garantir a segurança do torcedor.
“É realmente um problema e tenho certeza que os órgãos de segurança irão tomar medidas preventivas. Existe realmente obras sendo realizadas de mobilidade na área e todos nós estamos cientes. O importante é que o Campeonato vai começar”, concluiu Valberto Lira.
Além do Estádio Almeidão, a comissão esteve no Amigão, em Campina Grande, fazendo o mesmo procedimento. Os Estádios José Cavalcanti, em Patos, e Perpetão, em Cajazeiras, também serão inspecionados, porém a partir da próxima terça-feira.
Antes do dia 10 de fevereiro, quando começa a quarta rodada do Campeonato paraibano, os órgãos de segurança garantem a entrega dos laudos, quando serão definidas novas estratégias para aqueles que necessitarem de ajustes
O Estádio Teixeirão, em Santa Rita, está descartado para as rodadas iniciais, como também o Leonardo da Silveira e o CT Ivan Thomas, ambos em João Pessoa nos bairros de Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo, respectivamente.