Ivo Marques
Depois de muita polêmica, exclusão de clubes, e até adiamento da rodada inicial, finalmente a bola vai rolar hoje pelo Campeonato Paraibano de Futebol da Segunda Divisão. Em jogo, duas vagas, do campeão e do vice, para a Primeira Divisão de 2017. A competição terá a participação de 9 clubes, divididos em três grupos: Litoral (Internacional, Spartax, Miramar e Femar), Agreste ( Sport Campina e Lucena) e Sertão (Nacional de Patos, Nacional de Pombal e Sabugy).
A rodada de abertura programa para hoje três jogos. Em João Pessoa, haverá uma rodada dupla, pela chave do Litoral. A partir das 15h30, no Centro de Treinamento (CT) Ivan Thomaz, no Valentina de Figueiredo, o Internacional vai enfrentar o Spartax, abrindo a competição. Em seguida, às 18h30, o Miramar vai encarar o Femar. Em Patos, pelo grupo do Sertão, a partir das 17 horas, o Nacional local vai receber o Sabugy, no Estádio José Cavalcanti.
A abertura do campeonato, entre Internacional e Spartax , vem sendo o jogo aguardado com a maior expectativa da rodada, haja vista o investimento que foi feito pelas duas equipes, sobretudo do Internacional, que fez uma parceria com duas empresas do Sudeste do País. Este jogo terá a arbitragem de Diego Roberto, auxiliado por Josiel Pereira e Francielton Vieira.
Se depender dos investimentos feitos, o Internacional é o grande favorito para esta partida. A equipe tem em seu elenco vários atletas que já defenderam clubes da Primeira Divisão do futebol paraibano, mais alguns reforços vindos do futebol de Sergipe e do Paraná. A comissão técnica é a que trabalhou com o Auto Esporte este ano na Primeira Divisão, comandada pelo técnico Índio Ferreira.
Pelo lado do Spartax, a diretoria pretende surpreender os favoritos. O clube foi atrás de atletas da região e mesclou com alguns reforços vindo do Sudeste do País. Seu principal jogador é o meia Elviz, que foi campeão da Copa Brasil pelo Santo André e já vestiu a camisa de grandes clubes do Brasil como o Botafogo carioca. O técnico da equipe é Orlando Caulin.
Na partida principal do Tomazão, o Miramar vai enfrentar o Femar, prometendo confirmar em campo o favoritismo. Com um plantel mais experiente, o time de Cabedelo tem 24 atletas, a maioria deles atuou pelo Santa Cruz de Santa Rita e pelo CSP, no Campeonato Paraibano da Primeira Divisão este ano. O técnico é Gerson Júnior, que também veio do CSP. Já o Femar é um time modesto formado apenas por jovens atletas aqui de João Pessoa, treinado pelo técnico Robson. A arbitragem dessa partida será de Severino Lima Junior, auxiliado por Geovani da Silva e Irandir Jairo.
Em Patos, toda as atenções estão voltadas para o time do Nacional, uma das equipes que mais investiram para a competição, trazendo jogadores conhecidos, que atuaram na Primeira Divisão deste ano. O clube quer voltar a elite do futebol paraibano e para isso, conta com a experiência de jogadores como o artilheiro Ribinha. O clube foi o primeiro a começar a pré-temporada e já realizou vários amistosos com sucesso. O técnico da equipe é Givanildo Sales. O Sabugy corre por fora e promete que este ano não será apenas um figurante. O pensamento do clube é lutar pelo título, apesar do pouco investimento feito na formação do elenco. O trio de arbitragem para este jogo é formado pelo árbitro central, Laurismar Alves, auxiliado por Wladimir Mendes e Paulo Ricardo.