Notícias

Campeonato Paraibano segue com quatro disputas na capital e no interior

publicado: 08/01/2017 00h05, última modificação: 07/01/2017 08h14
belo.JPG

Com caras novas e a base do ano passado, o Botafogo entra em campo disposto a recuperar a hegemonia do Estadual e conquistar a vaga para a Série C do Brasileiro - Foto: Site/Botafogo PB

tags: botafogo , sousa , CSP , campeonato paraibano 2017


Wellington Sérgio

Nada como estrear ao lado da torcida no início do Campeonato Paraibano. A tarefa é do Botafogo que encara hoje, às 16h, o Internacional-PB, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A oportunidade dará ao torcedor a chance de conhecer os novos reforços adquiridos para a temporada, que terá ainda o Nordestão, Copa do Brasil e a Série C do Brasileirão. Apesar de o time manter a base do ano passado, foram contratados jogadores para todas as posições, ocupando os espaços daqueles que deixaram a Maravilha do Contorno.

Entre as “caras novas” do Belo estão Gustavo Henrique e Bruno Maia (zagueiros), Luis Paulo, Diogo Rangel e Carlos Renato (laterais), Amarildo, Robston e Higor Militão (volantes), Tarcisio (meia), Wanderson, Diogo Campos e Biro Biro (atacantes). Toda a comissão técnica permaneceu, que tem à frente o treinador Itamar Shuller, cujo maior objetivo é a conquista do acesso à Série B/2018.

Para o jogo contra o Inter, uma das novidades pode ser a entrada do atacante Warley ao lado de Wanderson, formando a dupla ofensiva alvinegra. Quem fica de fora é o atacante Rafael Oliveira, que ainda não está 100% na melhor forma física. Para o treinador Itamar Shulle, a estreia é sempre ansiosa para todos, mas ele afirmou esperar uma boa atuação da equipe. “Temos um grupo experiente que buscará a vitória o jogo inteiro. Quero o apoio da torcida para incentivar os atletas”, avaliou.

Já o campeão da Segundona/2016 entra na competição disposto a surpreender e permanecer na disputa. O Internacional-PB manteve a base que obteve o título e conseguiu alguns jogadores para reforçar o elenco. Os destaques que permaneceram foram Adson (goleiro), Carlão (zagueiro), Jó Boy e Bambam (atacantes). “Iremos mesclar a juventude com a experiência na competição. Enfrentar o Botafogo é um bom teste de fogo para o Colorado”, disse.

Auto Esporte x CSP

Um “clássico” do futebol pessoense é a atração de hoje, às 16h, entre Auto Esporte e Centro Sportivo Paraibano (CSP), no Estádio Ivan Tomás, no Valentina Figueiredo, na estreia das equipes no Estadual. Com um novo time para o Paraibano, o alvirrubro de Mangabeira tentará acabar o tabu – a última vez que ganhou do adversário foi no dia 13 de março de 2013 (3 a 0) - em não vencer o adversário a nove partidas. Com elenco renovado e experiente o Macaco será comandado pelo treinador Gerson Junior, que passou pelo rival e tentará a primeira vitória.

Dentro de campo, o time terá o zagueiro Fábio Bilica, principal reforço do clube, além dos experientes Van Basten, Gil Bala, Léo Lima, além dos reforços de Cesinha, Isaías e Sousa. De acordo com Gerson, o ambiente é o melhor possível com todos apostando que o Auto fará uma bela campanha. “Estamos pensando grande e queremos brigar pelas primeiras colocações e o título. Vencer a primeira serve de motivação para o grupo”, observou.

Como sempre acontece, o CSP vai competir com a base para surpreender os adversários. A novidade fica por conta da contratação do ex-zagueiro Léo Oliveira, que comandará o time ao lado do presidente Josivaldo Alves. “Trata-se de um profissional que chega para colaborar e ajudar nesta difícil missão. Temos um grupo jovem que pode surpreender na disputa”, frisou o dirigente.

Campinense x Serrano

Na busca do tricampeonato paraibano, o Campinense estreia hoje, às 16h, no Estádio Amigão, diante do Grêmio Serrano. Atuando como franco favorito à primeira vitória na disputa, a Raposa manteve a base do ano passado e conseguiu trazer alguns reforços para diversas posições. As novidades ficam por conta do meia Marcos Paulo e o atacante Tiago Orobó, que atuarão ao lado de Glédson, Joécio e Magno que permaneceram no Renatão.

Fora das quatro linhas, o treinador Paulo Foiani terá a responsabilidade de fazer do Campinense um time competente e vencedor na busca de mais um título estadual. Ele sabe das dificuldades que terá, principalmente quanto aos rivais Treze e Botafogo, que farão o possível para evitar que a Raposa levante a taça. “Estamos conscientes da responsabilidade, mas acredito na qualidade dos jogadores para a difícil caminhada rumo ao título”, comentou.

Vice-campeão da Segundona/2016, o Grêmio Serrano chega como a grande novidade da disputa. Após a saída do treinador Betão, que entregou o cargo na pré-temporada, a diretoria confirmou a contratação de André Prodes, que comandará o Lobo da Serra na competição. Ele terá a base que disputou a Segundona para tentar surpreender os adversários. “Vamos trabalhar o que temos em mãos, afinal, iremos observar no decorrer da competição as posições mais carentes. Conheço o potencial do Campinense, mas futebol se decide em campo”, avaliou.

Paraíba x Sousa

Paraíba de Cajazeiras e Sousa fazem o primeiro clássico sertanejo, hoje, às 16h, no Estádio Perpetão, na estreia das equipes no Estadual. Depois de fazer uma pré-temporada positiva, o time da casa tentará aproveitar o mando de campo para obter os três primeiros pontos. Com um novo elenco à disposição, o treinador Jorge Luís está confiante e otimista que a Cobra Coral do Sertão corresponderá a expectativa da torcida. Segundo ele, fazer o dever de casa é a prioridade do grupo, mesmo reconhecendo a qualidade do concorrente.

“Vencer em nossos domínios é importante para quem almeja obter a classificação para a próxima fase. Espero que a torcida colabore e incentive o time”, observou. Pelo lado do Sousa, o clima é o melhor possível, com todos apostando que o Dinossauro vai brigar pelo título. De acordo com o treinador Tazinho, o Sousa conseguiu segurar alguns jogadores do ano passado e trouxe peças importantes para a formação do grupo. “Acredito que formamos um elenco melhor que o anterior, com jogadores que conhecemos e outros destaques que trouxemos para compor o elenco. Jogar fora de casa na estreia é um grande teste para o Sousa”, frisou.