Marcos Lima
João Pessoa recebe de hoje até o próximo dia 19, mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos, evento promovido pelo Ministério dos Esportes e Comitê Olímpico Brasileiro, com apoio integral do Governo do Estado. Considerado o maior evento esportivo estudantil do País e maior celeiro de atletas olímpicos brasileiros, revelando a cada ano, novos talentos para o esporte nacional, os Jogos terão sua abertura às 18h, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, na capital.
Cerca de 4 mil estudantes de 25 estados do País, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã, estarão disputando 13 modalidades esportivas durante 10 dias: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Além disso, estudantes do Chile disputarão as provas de atletismo e natação, com um total de 24 atletas. Ao todo, mais de cinco mil pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.
Durante a cerimônia de abertura, na noite de hoje na UFPB, haverá o desfile das delegações estaduais, que, além de membros do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério dos Esportes, será prestigiada também por 12 embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, edição 2016: Rafaela Silva (ouro olímpico no judô), Fabiana Murer, Giba (vôlei), Janeth (basquete), Ricardo Santos (vôlei de praia), Gideoni Monteiro (ciclismo), Lenisio Teixeira (futsal), Natália Gaudio (ginástica rítmica), Dara (handebol), Gilda Oliveira (lutas), Graciele Herrmann (natação) e Mariany Nonaka (tênis de mesa).
Após a realização desta etapa, João Pessoa passa a ser a cidade que mais vezes terá recebido os Jogos Escolares da Juventude. A capital paraibana será a sede do evento pela sexta vez, ultrapassando Poços de Caldas (MG), anfitriã da competição em cinco ocasiões. "Retornamos a João Pessoa depois de uma ótima primeira etapa, em setembro. Agora acertaremos alguns detalhes para proporcionar condições ainda melhores aos futuros talentos do esporte nacional. A cada ano e a cada edição procuramos aprimorar a organização para podermos contribuir com a inclusão social dos jovens através do esporte e com a identificação de atletas para o alto rendimento”, comentou Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB. Anualmente, os Jogos Escolares contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do País, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa. Levando-se em consideração apenas as modalidades disputadas nos Jogos Escolares da Juventude, esse número representa, aproximadamente, 23% da delegação verde e amarela nos Jogos do Rio.