Prefeitura de João Pessoa começa a definir o calendário e promete muitas competições durante os 12 meses

Capital terá mais eventos esportivos no próximo ano

publicado: 30/12/2021 09h34, última modificação: 30/12/2021 09h34
meia-maratona VALENDO.jpg

por Laura Luna*

O próximo ano deve ser promissor para o esporte na capital, com eventos acontecendo a partir de janeiro, diferente do que se viu em 2021 quando o calendário começou a ser executado no mês de agosto, por conta da pandemia. Para 2022 está garantida a realização de provas como a Maratona Internacional, a Copa João Pessoa de Futebol e, pela primeira vez, uma etapa da stock car, principal categoria do automobilismo brasileiro, que deve acontecer em setembro de 2022.

A ideia é manter as grandes competições e, claro, acrescentar mais atividades ao calendário que será mais extenso, como reforçou o secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer-JP), Kaio Márcio. “O calendário está em formação, com finalização de alguns detalhes. Temos boas perspectivas, sem dúvidas o investimento no esporte está maior e vamos fazer com que isso chegue na população e que a população perceba isso também”.

Sobre o ano que se encerra, o secretário avaliou de maneira positiva levando em consideração as possibilidades. Mesmo ainda em meio à pandemia, foi possível sim realizar com segurança eventos que já entraram para o calendário oficial da cidade. “Um balanço muito positivo, já que conseguimos fazer boas ações, bons eventos e projetos. Acredito que ano que vem a gente consiga fazer ainda mais ações, movimentar ainda mais o esporte na cidade e buscar trazer o esporte para mais pessoenses”.

Como aconteceu com a Copa João Pessoa de Futebol, responsável por reunir 1.200 atletas, além da torcida que compareceu e vibrou em cada partida. O evento, considerado um sucesso, deve ser ainda maior no próximo ano. “É sempre gratificante pra prefeitura está promovendo um evento como esse com mais mil jogadores de futebol, com dois meses de duração… de fato estamos trabalhando e sempre buscando oferecer o melhor para os jogadores e para a população que está assistindo também. Com certeza ano que vem a gente vai conseguir fazer um evento ainda mais grandioso”, assegurou.

Corridas, passeios ciclísticos, paraciclísticos, jogos na praia e evento de bicicross foram alguns dos realizados durante o ano em João Pessoa. A Copa Brasil de Paraciclismo, realizada pela primeira vez na capital paraibana; o Gran Fondo, sucesso na Europa e com edições tradicionais em grandes cidades brasileiras; e a 1ª Maratona Internacional Cidade de João Pessoa, que teve a 1ª edição realizada este ano, mas já entrou para o ranking das melhores provas de corrida de rua do Brasil; são alguns exemplos de competições que geraram visibilidade dentro e fora do país, reunindo número significativo de atletas e reforçando o talento que a capital do estado tem para sediar importantes eventos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de dezembro de 2021