Notícias

Jamal Barroso, de 13 anos, e a técnica Valéria Jonsson, do Cabo Branco, vão participar de treinamentos no Rio de Janeiro

CBDA convoca atleta paraibano

publicado: 27/12/2022 00h00, última modificação: 29/12/2022 15h50
IMG-20221223-WA0059.png

O nadador Jamal Barroso já venceu sete etapas da Copa Brasil, sendo campeão do super ranking e também de duas etapas de 10 quilômetros do Campeonato Brasileiro - Foto: Foto: Arquivo Pessoal

tags: cbda , Jamal Barroso

por Laura Luna*

O nadador Jamal Barroso e a treinadora Valéria Jonsson, ambos da equipe do Clube Cabo Branco/Acquar1 foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para o Treinamento de Campo para Atletas e Clínica de Treinadores de Águas Abertas que acontece na sede do Time Brasil, no Rio de Janeiro, dos dias 31 de janeiro a 5 de fevereiro do próximo ano. A dupla é a única representante da Paraíba no evento que reúne nadadores e técnicos de todo o Brasil.

Fábio da Silva, pai do atleta, que tem 13 anos e nada em águas abertas desde os nove, falou sobre a alegria em receber o convite. “Estamos bem felizes com essa convocação de Jamal. É fruto do que vem sendo feito por toda equipe da AcquaR1, que durante anos vem fazendo um trabalho de base e os frutos desse trabalho estão começando a aparecer. Estamos felizes com essa convocação, ainda mais que Jamal é o único, tirando a Bahia, do norte nordeste como também o mais novo dessa convocação, esperamos que o empenho e talento de Jamal se mantenham firmes”.

Para se destacar no mar, o nadador que entre as conquistas venceu sete etapas da Copa Brasil, sendo campeão do super ranking, e venceu também duas etapas de 10 quilômetros do Campeonato Brasileiro, tem uma rotina importante de treinamento. São pelo menos seis dias por semana. “Segunda a sábado, duas a três horas diárias de treinamento. A parte de águas abertas é com Valéria, treino de hidratação, orientação, esses treinos são no mar mesmo”, explica Fábio.

Valéria Jonsson comemora as convocações que acredita serem essenciais para o desenvolvimento da natação em águas abertas. “Muito animada por se tratar de uma conquista muito desejada. Lutamos muito por isso, são anos tentando fazer com que essa modalidade cresça no estado. E agora começam a aparecer os frutos”. A treinadora faz questão de elogiar o jovem atleta. “Jamal é um menino muito dedicado, confiante e acima de tudo sabe o que quer. Hoje em dia, nesta idade, as crianças ainda estão sem saber o que querem e ele é muito convicto. Estamos dando um passo de cada vez, afinal o esporte é muito difícil e pouco valorizado, mas vamos em frente”.

Sobre o Esporte
A natação em águas abertas é praticada em mar, rio ou lago, e exige muita preparação, resistência e técnica. Isso porque, o vento, a temperatura da água e a corrente são fatores que influenciam diretamente no desempenho do atleta na água. Desde 2008, a prova de 10 quilômetros de natação em águas abertas é considerada um esporte olímpico. Geralmente, competições na modalidade envolvem nadar distâncias que variam de 500 metros a dezenas de quilômetro, a depender da prova.

No Brasil, Ana Marcela Cunha tornou-se a maior campeã mundial em longas distâncias ao vencer a prova dos 25 quilômetros em 5 horas, 8 minutos e 3 segundos.

Federação premia, hoje, os destaques de 2022

Acontece hoje às 19h, no Centro Universitário Uninassau, Bairro dos Estados, a Solenidade de Premiação dos Melhores Atletas e Destaques 2022 dos Esportes Aquáticos da Paraíba. O evento, realizado pela Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap/PB), vai destacar os melhores em Águas Abertas, Águas Abertas Master, Nado Artístico, Natação, Natação Master e Saltos Ornamentais. Haverá também homenagens com entrega de comenda a treinadores e atletas de destaque no estado.

Antônio Meira, vice-presidente da Feap/PB, falou da expectativa em relação ao evento. “Esperamos um grande número de pessoas para fazer desse momento mais uma oportunidade de confraternização. Tivemos um ano muito bom e com grandes eventos aquáticos e a expectativa é que 2023 seja tão ou mais movimentado que este”.
Para o entrevistado, além de reconhecimento, a premiação é responsável por congregar a comunidade aquática paraibana. “É uma festa bonita que marca o encerramento das atividades que foram bastante intensas esse ano”, comemora. O entrevistado destacou como serão alguns momentos da celebração. “Entregaremos certificados para os 20 recordistas de 2022. Premiaremos 97 novos atletas, que chamamos de atletas do futuro, e faremos também homenagem a alunos da Uninassau, uma das nossas grandes parceiras”.

Entre os homenageados destaque para os melhores da natação com os primeiros lugares para Daniel Azevedo, Giovana de Souza e Sófia Gomes que participaram da Nacional da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Copa Pacífico defendendo o ECCB/AcquaR1. Entre os destaques da natação master estão Luciana Rabay (ECCB/AcquaR1), Manoel Ferreira (Grêmio Vila Olímpica Parahyba) e Mauros Holanda (COPM/PB). Já entre os melhores em águas abertas estão Ana Luiza Maia, Ana Clara Menezes e Jamal Barroso, todos do ECCB/AcquaR1. No nado artístico destaque para Manuella Yogui (Grêmio Vila Olímpica Parahyba), Davi Figueiredo (Grêmio Esportivo Marista) e Maria Beatriz Vinagre (Grêmio Esportivo Marista).

Já nos saltos ornamentais serão premiados João Arthur Aragão, José Arthur Dantas e João Pedro Rodrigues, ambos do Grêmio Vila Olímpica Parahyba. Entre os premiados master de águas abertas, três atletas do ECCB/AcquaR1 se destacaram, são eles Remilson Honorato, Marcilio Onofre e Giselle Rodrigues.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de dezembro de 2022.