O começo da Copa do Brasil de 2017 já está definido. Com novo formato, as chaves, que contam com 40 jogos, foram decididas na manhã de ontem, durante um sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Botafogo-PB vai enfrentar o São Francisco-PA e depois pegar Cruzeiro ou Volta Redonda.
Já o Campinense joga com a Ponte Preta e pode ter como adversário na segunda fase o vencedor de Rondoniense x Cuiabá. Para as duas primeiras fases da competição do próximo ano, algumas mudanças foram confirmadas.
A principal alteração é que ambas as etapas serão resolvidas em apenas um jogo. Durante a 1ª, o time que estiver melhor classificado no ranking da CBF terá a vantagem de um empate para avançar. A partida, porém, acontecerá na casa do time com menor pontuação na lista da Confederação Brasileira de Futebol.
Já na 2ª fase, tal vantagem acaba. Caso um empate aconteça, as equipes terão de realizar a disputa por pênaltis. As alterações acabam com o antigo formato, que permitia a classificação dos clubes visitantes caso houvesse uma vitória por dois ou mais gols de diferença.
O sorteio colocou o Vasco frente à frente com o Santos. Não o Peixe, que eliminou o clube este ano na competição, mas o do Amapá.
Este será o primeiro duelo entre as equipes na história. Fundado em 1973, o ‘Peixe de Macapá’ nunca disputou a Série A do futebol brasileiro, mas deu trabalho ao seu homônimo na Copa do Brasil do ano passado, empatando em 1 a 1 no jogo de ida – perdeu por 3 a 0 na volta. Contra o Vasco, nessa 1ª fase, será jogo único, em Macapá. O time do Rio terá a vantagem do empate. O time de São Januário só enfrentou duas vezes uma equipe do Amapá. E venceu as duas, ambas contra o Trem, que perdeu a decisão do Estadual deste ano exatamente para o Santos, nos pênaltis.
A última vez que os cariocas encararam uma equipe amapaense foi em 1987. Com gols de Roberto Dinamite e Romário, os vascaínos fizeram 2 a 0 sobre o Trem e garantiram a vitória no amistoso. Na época, o time contava ainda com nomes como Geovani, Acácio, Mazinho e Bismarck.
Antes disso, em 1953, o primeiro duelo contra a equipe macapaense. E o placar foi ainda mais elástico. Com três gols de Friaça e Maneca e Vavá fazendo um cada, o Vasco goleou por 5 a 0. O Corinthians pegou a Caldense, enquanto o Fluminense joga contra o Globo-RN. Já o rebaixado Inter mede forças com o Princesa de Solimões e o São Paulo contra o Moto Club-MA.