Notícias

vôlei de praia

CBV destaca a receptividade da cidade

publicado: 11/09/2025 09h03, última modificação: 11/09/2025 09h07
Dirigente valoriza a parceria com o Governo do Estado para o sucesso de mais um grande evento
2025.09.10_circuito brasileiro de volei © Roberto Guedes (23).JPG

Disputas seguem na Arena montada no Busto de Tamandaré, pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, até o próximo domingo | Foto: Roberto Guedes

por Camilla Barbosa*

A 7ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia está sendo realizada na Arena Paraíba World Beach Games, montada no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, desde ontem. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), teve o primeiro dia reservado para disputas do qualifying. Hoje, a programação segue com a fase de grupos e as oitavas de final do Aberto, a partir das 8h.

A realização do torneio coloca, mais uma vez, a capital paraibana no centro das atenções do meio esportivo mundial, sobretudo para os amantes do vôlei de praia. O gerente da modalidade da CBV, Guilherme Marques, comemorou a receptividade que a cidade tem demonstrado para com os eventos da entidade.

“A gente gostaria que tivessem mais ‘João Pessoas’ pelo Brasil. Eu acho que é um recorde aqui: a gente tem a felicidade de, no circuito, durante os últimos três anos, toda a temporada, estar em João Pessoa. Então, criou-se até um desafio interessante da gente nunca perder a cidade. E isso foi uma construção lá de trás. Por acaso, alguns jogadores moravam aqui, os jogadores que começaram, que jogaram muito bem, como o Zé Marco e, logo depois, o Emanuel. Isso chamou a atenção do público, que se interessou pela modalidade e depois teve uma identificação com ela. Então, passou a ser um público que não só torcia, mas entendia do jogo, e isso veio se aperfeiçoando ao longo dos últimos 30 anos”, iniciou.

“Hoje, podermos trazer uma etapa do Brasileiro nesse tamanho, nesse contexto, com a parceria com o governo, a parceria com todos os entes do Estado, significa muito para a CBV. E, na sequência, conseguirmos trazer uma etapa do Circuito Mundial também tem um peso para o esporte muito grande. Nesse momento, a gente dá a oportunidade para as equipes brasileiras se desenvolverem, jogarem contra as melhores equipes do mundo. A gente dá a oportunidade delas pontoarem, porque no Circuito Mundial inicia esse processo de classificação para os Jogos Olímpicos, que é muito importante lá para frente. Em 2028, a gente quer estar lá. Sempre conseguimos colocar duas duplas no masculino, duas duplas no feminino. Então, é a nossa trajetória. E começa com eventos como esse, com apoio como esse, para a gente levar o vôlei de praia. É sempre um esporte vitorioso”, complementou o dirigente.

Presença do público

Para além dos atletas envolvidos nas disputas, o evento atrai diversas pessoas às arquibancadas na orla pessoense. É o caso de Augusta Mariz, mãe da atleta Maria Isabel, que jogou o qualifying ao lado de Milena. A paraibana aproveitou a oportunidade para incentivar a dupla.

“É muita emoção, eu gosto de acompanhar. Às vezes, eu extrapolo mais ou menos e ela não gosta muito, por isso eu estou tentando me controlar mais, ficar mais calma, para não prejudicar ela. Mas é bem emocionante, e ela gosta desse apoio. Eu acho muito importante os pais estarem ali, presentes, para dar aquela força, aquele apoio, e sempre que eu posso, eu estou acompanhando ela”, explica Augusta.

Para Klaus Veloso, técnico da dupla, a competição é uma ótima oportunidade para a evolução das jovens. “Elas são sub-19 ainda e vêm participando de categorias acima,
sub-21 e sub-23, e, sempre que têm oportunidade, também o circuito Adulto, para pegar essa rodagem. Porque essa transição é um pouco complicada, então a gente estimula, a gente fala para ir, fala para apanhar um pouco, para evoluir mesmo, aprender com a derrota. Enfim, estão apresentando uma evolução grande. A gente já está começando a ter expectativas de bons resultados nessas categorias acima”, disse ele.

O evento faz parte da programação do Paraíba World Beach Games, que terá, até 9 de novembro, disputas em diversas modalidades esportivas — incluindo uma etapa do Mundial de vôlei de praia, na próxima semana. O pessoense Gilberto Soares comemorou a realização da segunda edição e notou as melhorias implementadas neste ano.

“É uma grande oportunidade que temos, porque o Brasil, hoje, é uma grande potência. E a juventude gosta muito desse esporte. Inclusive, a minha filha treina e, quando eu posso, sempre venho compartilhar, venho assistir, prestigiar esse evento, que é maravilhoso para a nossa capital. O ano passado já foi muito bom e esse ano houve uma melhora muito grande, o pessoal é muito receptivo, estou gostando muito”, comentou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de setembro de 2025.